Pavão também voltou a cobrar da Prefeitura de São Luís a atualização da Lei de Zoneamento
Texto: Mirlene Bezerra
O vereador Pavão Filho (PDT) subiu à tribuna da Câmara Municipal de São Luís, para cobrar da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) melhores condições de trabalho aos agentes de saúde. “Gostaria de registrar nosso pleito, que já foi aprovado em requerimento na semana passada e, apelar para a Secretaria de Saúde do município, que em caráter de urgência substitua os tablets dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias”, disse o pedetista na sessão ordinária desta segunda-feira (22).
O vereador ressaltou que os tablets utilizados por esses servidores estão ultrapassados e não atendem mais às suas necessidades de trabalho. “Sem o tablet fica comprometida a ação mais efetiva desses profissionais que fazem a saúde preventiva de São Luís”, observou.
O parlamentar também cobrou um novo fardamento, porque os atuais estariam em péssimo estado. “O servidor que cuida da saúde preventiva da população precisa se apresentar de forma digna e descente”, pontuou.
Por fim, Pavão Filho ainda falou sobre o pagamento de 50% de incentivo, repassado anualmente pelo Ministério da Saúde a esses profissionais. “A Prefeitura repassou só metade desse incentivo. O valor total são dois salários-mínimos e eles receberam apenas um”, informou.
“São pessoas que trabalham de manhã e de tarde, de segunda a sexta-feira, debaixo de sol ou chuva, de casa em casa, de rua em rua, de bairro em bairro, fazendo a saúde preventiva da cidade”, concluiu o parlamentar destacando, ainda, a necessidade da realização de um novo seletivo público, para deixar o contingente de profissionais nessa área compatível com a população da capital maranhense.
Lei de Zoneamento
Pavão também voltou a cobrar da Prefeitura de São Luís a atualização da Lei de Zoneamento, Parcelamento e Ocupação do Solo Urbano, que data de 1993. “Me comprometi a toda semana vir à tribuna deste parlamento, fazer uma cobrança para a Prefeitura de São Luís: que encaminhe para esta Casa a atualização da nova Lei de Zoneamento, Parcelamento e Ocupação do Solo Urbano”, disse o vereador, reafirmando que o prazo estabelecido pelo novo Plano Diretor para essa atualização venceu no último dia 12.