Pavão Filho comemora neste dia 15
de novembro 30 anos de parlamento
Ocupando a tribuna da Câmara de São Luís, o vereador Pavão Filho (PDT), proferiu um pronunciamento de caráter histórico onde abordou seus trinta (30) anos de vida parlamentar, exercendo mandatos no Legislativo Municipal e na Assembleia Legislativa, que são comemorados neste dia 15 de novembro.
Lembrando sua chegada a capital maranhense em 21 de janeiro de 1978, oriundo interior de Caçacoeira, Pavão Filho diz que dez (10) anos após,, em 1988, candidatou-se pela primeira vez a vereador de São Luís, numa chapa composta por sessenta e três (63) candidatos, liderada pelo então candidato a prefeito Edivaldo Holanda Braga, pai do atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
Em sua primeira disputa ele conseguiu sua primeira eleição para o Legislativo, enfrentando outros sessenta e dois (62) postulantes, já que a legislação eleitoral permitia uma coligação lançar o tripulo de vagas existentes da Câmara Municipal, que era justamente vinte e uma (210. Na ocasião o grupo ao qual fazia parte elegeu dois vereadores sendo ele juntamente com outro candidato, que era o médico Tadeu Palácio. Bastou esse primeiro passo para conquistar três mandatos de vereador,
COMO DEPUTADO
Já no ano de 1998 Pavão Filho conseguiu a sua primeira eleição para deputado estadual, tendo sido reeleito em 2002, mas lembra que dois anos antes, em 2004, candidatou-se a prefeito pela localidade de Caçacoeira, porém não logrou êxito. E voltou a disputar mais uma vaga para o Legislativo Estadual, chegando ao seu terceiro mandato. Já em 2010 quando tentava mais uma vez a Assembeia Legislativa não conseguiu, ficando na segunda suplência.
Sem mandato, Pavão Filho chegou a ser convidado pelo então prefeito João Castelo para assumir a Secretaria Municipal de Orçamento Participativo, “quando realizamos um trabalho de fôlego para o município, que foi mapear a cidade”.
VOLTANDO A CÂMARA
“Foi então que resolvi começar tudo de novo, e disputar um mandato de vereador em 2012, e me encontro até hoje”, enfatiza Pavão Filho. Nesse novo período, “recentemente decidi colocar o meu nome numa disputa não convencional, que foi a de deputado federal, mas Deus não quis e continuo a exercer nosso mandato de vereador com bastante disposição para servir a comunidade, e lutar pelo bem estar da população”.
Sobre seus trinta anos de vida pública, Pavão Filho afirma que “já contribui e tenho contribuído, tanto na área parlamentar quanto na social e comunitária”. Ele faz questão de lembrar que no parlamento chegou a produzir mais de cinquenta (50) leis estaduais, e mais de sessenta (60) leis municipais, tendo inclusive publicado um livro dirigido para o cidadão sobre os seus direitos a partir das leis por ele criadas.
“E também posso dizer que que conheço o que é inclusão e exclusão”, Pavão Filho acentua isso para exemplificar que veio da exclusão, e luta pelos excluídos, para que sejam incorporados no espaço da inclusão, “o que é a prioridade de nossa atuação como homem público e como cidadão, buscando sempre a promoção do homem em nossa cidade e nosso Estado”.
Texto: DiretCom/CMSL