A solicitação foi encaminhada à Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal.
Texto: Ascom
O vereador Pavão Filho (PDT) apresentou indicação, durante sessão da Câmara Municipal de São Luís, propondo que seja instalada uma agência da Caixa Econômica Federal, no bairro Cidade Operária. Essa iniciativa tem objetivo de suprir demanda para esta, que é uma das regiões mais populosas da capital. Ele defende que, sendo uma instituição financeira oficial do governo federal, deve estar presente em todas as localidades centrais e estratégicas, e a Cidade Operária é uma destas.
Pavão Filho enumerou questões que prejudicam moradores e comerciantes da área, com a ausência da instituição financeira. Entres estes, o acesso limitado a serviços financeiros; segurança financeira comprometida deixando aquela comunidade em exposta a risco de roubo, perda ou mesmo fraude, comprometendo sua segurança financeira e estabilidade econômica; e a exclusão digital, pois, embora os serviços bancários online tenham se expandido, muitos moradores da Cidade Operária podem não ter acesso à internet ou não possuírem habilidades digitais para utilizar essas plataformas.
“Dessa forma, uma agência física da Caixa representaria uma alternativa essencial para aqueles que dependem de transações bancárias presenciais. Essa presença atenderia às necessidades imediatas dos residentes e estimularia o desenvolvimento econômico da região. Ao facilitar o acesso a financiamentos e programas de incentivo, a agência poderia impulsionar a criação de pequenos negócios e iniciativas empreendedoras, fortalecendo assim a economia local”, avalia Pavão Filho.
O parlamentar defende que seu pedido tem reflexo na promoção da inclusão financeira e que é fundamental que as autoridades municipais reconheçam a importância dessa medida e trabalhem em conjunto para torná-la uma realidade. “Assim, garantiremos que todos os cidadãos tenham acesso equitativo aos serviços bancários essenciais”, frisou. A solicitação também foi encaminhada à Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal.