Jackson Lago foi prefeito de São Luís por três mandatos.
Texto: Leandro Ferreira
O vereador Pavão Filho (PDT) propôs, por meio do Projeto de Lei nº 028/24, mudar a nomenclatura do novo Hospital Socorrão 2 para Dr. Jackson Kepler Lago. A proposta foi apresentada em plenário e encaminhada às comissões da Casa Legislativa no dia 26 de fevereiro.
O vereador explicou que a proposição homenageia uma figura exemplar e notável na história da medicina e da política do Maranhão. “Sua contribuição para a medicina no Maranhão foi marcante. Como pioneiro na realização de cirurgias torácicas no sistema de saúde pública do estado, o Dr. Jackson Lago deixou um legado significativo na área da saúde. Lecionou no curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e clinicou em instituições renomadas como o Sanatório Getúlio Vargas, o Hospital Geral do Estado e o Hospital Presidente Dutra”, destacou.
Pavão Filho ressaltou também que o Dr. Jackson Lago foi prefeito de São Luís por três mandatos e seu trabalho obteve reconhecimento nacional. “Ele foi agraciado com o título de “Melhor Prefeito do Brasil”, conforme pesquisa do jornal Folha de S. Paulo. Sua gestão foi marcada por avanços significativos nas áreas de saúde, em especial, destacamos a estruturação, ampliação e democratização dos serviços públicos de saúde, com diversas unidades descentralizadas e a construção dos Socorrões II e III (Hospital da Mulher). A proposta visa reconhecer e eternizar a contribuição inestimável desse grande maranhense”, frisou.
Homenageado
Nascido em Pedreiras, interior maranhense, Jackson Kepler Lago formou-se em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, tendo realizado sua residência médica no Departamento de Doenças Pulmonares da Policlínica Geral da cidade do Rio. Sua trajetória política teve início na década de 1960, quando participou ativamente de protestos contra a ditadura militar no MDB.
Ele também foi Secretário Municipal de Saúde de São Luís na gestão do prefeito Epitácio Cafeteira (1965-1969), indicado pela Associação Médica do Maranhão. Além de sua atuação como secretário, foi eleito deputado estadual em 1974.
Construção
Em janeiro de 2024, o prefeito Eduardo Braide (PSD) anunciou a construção de um novo hospital que vai substituir a atual estrutura do Hospital Dr. Clementino Moura (Socorrão 2). O hospital foi fundado no ano de 1998 e com o tempo se tornou referência no atendimento de urgência e emergência no Maranhão.
Por conta das obras, os atendimentos que eram realizados no Socorrão 2 foram transferidos para o Hospital São Luiz (HSLZ), localizado no bairro Cidade Operária.