Penha visita Casa Bom Samaritano
conhece atividades do DJOMA
O vereador Raimundo Penha visitou, no sábado (24), a Casa da Acolhida o Bom Samaritano, localizada no bairro Mato Grosso, zona rural de São Luís, e que é mantida pelo Desafio Jovem do Maranhão (DJOMA).
No espaço, são desenvolvidas ações de prevenção ao uso indevido de substâncias psicoativas; e tratamento, recuperação e reinserção social de dependentes químicos, assim como apoio às suas famílias.
“Foi um dia de muito aprendizado. A prevenção ao uso de drogas é um tema que exige união e esforços de toda sociedade. O DJOMA está de parabéns pela iniciativa de reativar este espaço”, afirmou o parlamentar, que visitou o local atendendo convite do Desafio.
A Casa está recebendo serviços de recuperação e, em breve, terá capacidade para atender e internar para tratamento até 30 jovens, além da realização de atividades preventivas com crianças, adolescentes e suas famílias.
Também participou da visita presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís, Janicelma Fernandes
Desafio Jovem do Maranhão é uma Instituição sem fins lucrativos, criada em 1987,, que tem por finalidade desenvolver atividades terapêuticas, numa perspectivas prático pedagógica e social para a recuperação de crianças e adolescentes a nível de prevenção e ações articuladas com outras entidades de jovens e adultos com dependência química, bem como apoio às famílias também atingidas, e com isso, possibilitar condições corretas para superação de tais dificuldades para sua reconstrução pessoal, familiar e comunitária.
FÓRUM METROPOLITANO
Também na sexta-feira, (23), Raimundo Penha (PDT) reuniu-se com representantes do Fórum Metropolitano das Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia.
O parlamentar garantiu apoio irrestrito a várias reivindicações feitas pela entidade, dentre elas a criação, no âmbito do município de São Luís, da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência e Patologia; instalação de uma coordenação na estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Saúde para tratar de assuntos relacionados a este público; além de promover visita in loco as obras de recuperação da Praça Deodoro com o objetivo de averiguar se os serviços atendem aos requisitos de acessibilidade previstos em lei.
Raimundo Penha classificou o encontro como extremamente proveitoso e de máxima importância, uma vez que trata-se de uma ação em defesa de pessoas que, historicamente, sempre tiveram seus direitos negados.
Segundo o vereador, que aceitou convite para participar de uma nova reunião do Fórum Metropolitano na Escola de Cegos, na próxima semana, as reivindicações propostas serão defendidas por ele forma veemente na Tribuna da Câmara Municipal.
“São reivindicações mais do que justas. Todos que fazem o Fórum podem contar com o meu total apoio”, garantiu o vereador.
Texto: Da Assessoria do Vereador