Segundo a OMS, já são mais de 350 milhões de pessoas, de todas as idades, que sofrem com ansiedade e depressão, no mundo
Texto: Ascom
Promover a conscientização sobre a importância da saúde mental e incentivar ações de prevenção estão no foco de Projeto de Lei apresentado pela vereadora Rosana da Saúde (Republicanos), na Câmara Municipal de São Luís. A proposta institui a Campanha Permanente de Orientação, Prevenção e Conscientização da Depressão, Transtorno de Ansiedade e Síndrome do Pânico. Além de estimular os debates, a proposta vai informar sobre rede de tratamento adequado para esses transtornos, que afetam um número expressivo de pessoas.
Rosana da Saúde ressaltou que os casos de depressão e ansiedade aumentaram, no mundo, após a Covid-19. “Esse cenário de pandemia trouxe gerou incertezas, medos, receios e desencadeou uma crise, sem precedentes, na saúde mental das pessoas. Um alerta para reconhecermos que a saúde mental é uma questão tão importante quanto a saúde física. Precisamos trabalhar para que as pessoas entendam que não estão sozinhas e que há caminhos para a recuperação e o fortalecimento emocional”, observa a parlamentar.
Neste sentido, a proposta vai informar a população sobre a importância da saúde mental e desmistificar os tabus em torno da depressão, do transtorno de ansiedade e da síndrome do pânico. O projeto também traz meios para fornecimento de dados sobre os sintomas, causas e tratamentos disponíveis para esses transtornos. “Com isso, pretendemos facilitar o acesso a informações que podem ajudar na identificação e no enfrentamento dessas condições”, reforça a vereadora.
O projeto também vai estimular a criação de grupos de apoio e redes de suporte, a fim de promover a troca de experiências entre as pessoas que sofrem com esses transtornos. “Vamos levar informação e suporte a quem precisa. Eles terão suporte para conviver em um ambiente mais seguro e apto ao seu fortalecimento emocional. A conscientização é o primeiro passo para combater a estigmatização e promover uma sociedade mais acolhedora”, enfatiza Rosana da Saúde.
A proposta é um mais um meio de reforço à luta por uma melhor compreensão e abordagem dos desafios da saúde mental. Atualmente, o projeto tramita nas comissões de Justiça e Saúde, onde deverá ser discutido e avaliado, antes de sua votação no plenário da Câmara Municipal.
Avanço mundial
A depressão, o transtorno de ansiedade e a síndrome do pânico são problemas de saúde mental que afetam um número significativo de pessoas em nossa sociedade. Essas condições podem causar um impacto negativo na qualidade de vida dos indivíduos, sendo necessária a adoção de medidas para prevenção e tratamento destes casos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), já são mais de 350 milhões de pessoas, de todas as idades, que sofrem com a doença. De acordo com o último grande mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela OMS, o Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. A ansiedade atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e no Brasil, afeta cerca de 18,6 milhões de indivíduos, conforme dados da Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), o que corresponde a 9,3% da população.