O objetivo é capacitar os trabalhadores para obter renda de outras formas e retirar as carroças das ruas de São Luís
Texto: Leandro Ferreira
A vereadora Silvana Noely (PSB) é autora de um Projeto de Lei que pretende criar um programa de capacitação aos carroceiros da capital para inserção no mercado de trabalho. A iniciativa visa proporcionar melhores condições de obtenção de renda a esses trabalhadores e ao mesmo tempo auxiliar na retirada das carroças das vias da cidade.
Uma decisão da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Capital determinou que o transporte por meio de carroças seja encerrado no prazo de dois anos. A iniciativa apresentada pela parlamentar pode ajudar os trabalhadores nesse processo de transição, dando condições para que busquem outras formas de obter renda, sem necessariamente utilizar os animais e as carroças.
Por meio de suas redes sociais, Silvana Noely informou que esse tipo de medida já é realidade em outras cidades e usou Maceió, capital do estado de Alagoas, como exemplo. “Acabaram as carroças na cidade de Maceió. A Prefeitura está substituindo as carroças de tração animal por triciclos. Agora, os antigos carroceiros têm uma parceria com a Prefeitura e eles trabalham nesses triciclos fazendo a coleta de resíduos da cidade”, disse.
A vereadora explicou que o objetivo não é acabar com o meio de subsistência dos carroceiros de São Luís e sim encerrar o ciclo de maus-tratos aos animais. “O que eu quero é acabar com os maus-tratos aos animais. A gente não pode mais conviver com essa situação dos animais trabalhando de manhã, de tarde, de noite, debaixo de chuva, debaixo de sol e debaixo de chibatadas. Carregando na maioria das vezes um peso muito maior que o próprio peso do seu corpo. O que a gente quer é que esses trabalhadores sejam inseridos no mercado de trabalho e que esses animais possam ter uma vida livre desses maus-tratos”, finalizou.