A Câmara Municipal de São Luís aprovou na sessão plenária desta segunda-feira, 3, o projeto de lei nº 025/19, de autoria da vereadora Bárbara Soeiro (PSC), que institui e inclui no Calendário Oficial do Município de São Luís o ‘Dia das Mulheres que fazem a diferença’, a ser comemorado no dia 7 de março.
De acordo com a proposição, que agora segue para sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), a data deverá ser comemorada com eventos e homenagens a mulheres de destaque em diferentes áreas de ação, com palestras educacionais de empreendedorismo e motivadoras de como a mulher pode galgar êxito em suas atuações profissionais, pessoais e sociais.
Bárbara Soeiro enfatizou que cada vez mais se observa a capacidade da mulher em superar desafios, mostrar competência e ter grandes atuações nos mais diferentes segmentos, sejam eles sociais, econômicos, políticos ou profissionais. “Evidenciar exemplos de mulheres que se destacam por feitos que fazem a diferença numa sociedade, além de valorizar aptidões, com certeza, geram fortes aspirações e desencadeiam ações em outras que, por ventura, aguardam gatilhos para desenvolver seus potenciais”, afirmou a vereadora.
A parlamentar destacou ainda o segmento do mercado empreendedor, no qual se constata que a participação da mulher no mercado de trabalho brasileiro tem ganhado destaque, com expressivos modelos, principalmente, nos últimos anos.
Mercado formal
Em 2007, por exemplo, a presença feminina representava 40,8% do mercado formal. Já em 2016, esse número subiu para 44%. Destaque para a renda feminina que vem sendo o sustento de diversos domicílios brasileiros. Pesquisas apontam que em 1995, 23% das casas tinham as mulheres como principal sustento. Já em 2015, esse número subiu para 40%. Ainda vale destacar que 34% deste número equivalem às famílias em que o homem está presente.
“Muitos são os feitos que fazem jus à reverência de prestígio e reconhecimento para as mulheres ao transformar realidades positivamente e que, ao serem enaltecidos com uma data comemorativa de homenagens, fomentações de ideias e conhecimentos, só contribuirão para uma mudança cada vez mais significativa da presença da mulher em espaços de destaque e desenvolvimento de toda a sociedade”, disse Soeiro.