A imagem peregrina veio diretamente do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, do Monte Castelo.
Texto: Isaías Rocha
Como parte das atividades do festejo de Nossa Senhora da Conceição, iniciado no dia 8 de novembro, a imagem peregrina da Santa está percorrendo diversas instituições, hospitais, escolas e paróquias na ilha de São Luís. Na manhã desta segunda-feira (27), a Câmara Municipal de São Luís recebeu a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora.
Na oportunidade, foi realizada uma celebração pelo pároco e reitor do Santuário da Conceição, padre Elinauro Santos, no plenário da Casa, que contou com a presença de servidores, parlamentares, gestores do Legislativo e visitantes.
O religioso esclareceu que a peregrinação da Santa acontece todos os anos em órgão públicos e privados, durante o período do festejo em homenagem à Nossa Senhora da Conceição. “É uma forma de homenagear a Santa e evangelizar as pessoas”, resumiu.
Durante o ato, o presidente da Casa, Paulo Victor (PSDB), agradeceu e pediu bênçãos a todos os colaboradores. “Ficamos honrados em receber a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição, bem como todo o grupo do Santuário que nos trouxeram uma mensagem de amor e paz. Foi um momento de oração e de pedir bênçãos à Câmara que é a Casa do povo”, declarou o chefe do Legislativo.
A imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição, veio diretamente do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, do Monte Castelo, em São Luís. O tema do festejo de Nossa Senhora de Conceição é “Maria esperança nossa”, escolhido para nortear as reflexões, homenagens e celebrações da edição deste ano. O festejo se estendeu durante todo o mês de novembro e será encerrado em 8 de dezembro.
A vereadora Concita Pinto (PCdoB), que é devota da Santa, avaliou de forma positiva a peregrinação da imagem ao Legislativo da capital maranhense. “Salve Rainha! Salve a Padroeira! Estamos felizes com a visita da imagem peregrina da Imaculada Conceição à Câmara de São Luís, que veio derramando bênçãos no local, bem como sobre nossos representantes”, afirmou.
Festejo como patrimônio imaterial
Durante a solenidade, Concita destacou a tramitação do Projeto de Lei nº 243/23, de sua autoria, que objetiva transformar o Festejo de Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Monte Castelo, em patrimônio cultural imaterial da capital maranhense.
Realizado anualmente, a celebração é uma das mais tradicionais festas religiosas da capital maranhense e do estado. Sua história começou em 1805, quando foi criada a paróquia em devoção à santa, na Rua Grande, onde hoje é o Edifício Caiçara.
Protocolada no dia 22 de setembro, a proposição foi encaminhada para a Comissão de Justiça da Casa, na sessão ordinária do dia 10 de outubro. Após parecer do colegiado, a proposição estará apta para votação em plenário, sendo que não há prazo regimental previsto para a tramitação completa.
Caso seja aprovada pela maioria dos vereadores, segue para a sanção do prefeito para virar lei. Se for vetada, a proposição retorna para a Câmara dar a palavra final – se mantém o veto ou promulga a lei.
Festejo Nossa Senhora da Conceição
Com o tema “Maria Esperança Nossa”, o tradicional Festejo de Nossa Senhora da Conceição terá início em 8 de novembro e se encerrará no dia 8 de dezembro. Os festejos serão realizados no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 190, Monte Castelo.
O ápice das celebrações acontece em 8 de dezembro, o dia da santa, quando a presença de milhares de fiéis é aguardada na missa de encerramento, que ocorre na Praça Maria Aragão, no coração da capital maranhense.
O Festejo da Conceição, com uma história que remonta a mais de dois séculos em São Luís, destaca-se como uma das maiores celebrações religiosas do Maranhão e é considerado um dos eventos mais tradicionais da Igreja Católica no estado, tendo suas origens no ano de 1805.