O vereador Ricardo Diniz, através do projeto de resolução n° 004/18, institui no âmbito do município de São Luís, o Prêmio “Lia Varela”. A proposta visa premiar as mulheres que se destacarem, pela considerável contribuição com o desenvolvimento e a inclusão social, na capital, valorizando-as em todos os segmentos da sociedade.
Datada para o dia 15 de fevereiro de cada ano, a premiação é uma homenagem a ex-vereadora Lia Varela, ludovicense de marcante atuação no cenário político e social de São Luís.
Segundo Ricardo Diniz, a importância do prêmio dá-se em função da presença e atuação afetiva e efetiva das mulheres, nos diversos setores da sociedade, as quais, além de serem o alicerce da família, exercem expressivo papel no desenvolvimento profissional da cidade.
“Esse Projeto vem para valorizar e reconhecer os trabalhos prestados pelas mulheres de nossa querida cidade. Tenho certeza que veio em um bom momento”, disse o vereador.
Pioneira
Lia Varela iniciou sua carreira profissional aos 15 anos na alfabetização de jovens adultos, sendo também professora do SENAI. Pioneira na ocupação de cargos políticos, em 1978, foi eleita a primeira e, até hoje, única mulher presidente da Câmara Municipal de São Luís, reelegendo-se em 1982.
No dia 14 de agosto de 1978, foi convidada pelo prefeito da cidade, na época, Ivar Saldanha, a assumir interinamente o Executivo Municipal. Assim, Lia Varela foi a primeira prefeita da capital maranhense, sendo ainda a primeira mulher afrodescendente a assumir a prefeitura de uma capital brasileira.