Uma cada a quatro brasileiras apresentam sintomas de depressão após o nascimento do bebê
Um projeto de lei de autoria do vereador Umbelino Júnior (PRTB), que tramita nas comissões de Justiça, Saúde e Orçamento da Câmara, quer instituir no âmbito do município de São Luís o Programa de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento da Depressão Pós-parto.
De acordo com o Ministério da Saúde, a depressão pós-parto é uma condição de profunda tristeza, desespero e falta de esperança que acontece logo após o parto. No Brasil, a pesquisa mais recente sobre o tema, realizada pela pesquisadora Mariza Theme, entre 2011 e 2012, revela que uma a cada quatro mulheres apresenta sintomas de depressão no período de 6 a 18 meses após o nascimento do bebê.
“Fatores físicos, emocionais, estilo e qualidade de vida, podem estar associados para a causa além de ter ligação, também, com histórico de outros problemas e transtornos mentais. No entanto, a principal causa da depressão pós-parto é o enorme desequilíbrio de hormônios em decorrência do término da gravidez”, declarou Umbelino.
Por isso, o PL 366/21 elegeu os dez objetivos a serem alcançados com o programa, entre eles: o diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pessoas acometidas pela doença, além do treinamento dos profissionais da rede pública de saúde, para a criação dessa rede de apoio para pacientes e familiares. O programa atuará ainda na otimização das relações médicas, no estímulo às pesquisas e na elaboração de campanhas de conscientização.