Evento ocorreu semana passada na Câmara para tratar sobre pagamento dos precatórios do Fundef a professores da rede pública
Texto: Marine Palhano
Em discurso proferido durante a sessão da Câmara nesta segunda-feira, 06, o vereador Professor Sá Marques (PSB) lamentou a ausência de representantes da Secretaria Municipal de Educação e do SINPROESEMMA na audiência pública realizada na última terça-feira, 30, para debater o pagamento do abono de precatórios aos professores da rede estadual e municipal de São Luís.
“Semana passada, fizemos uma grande audiência pública. Parabenizo a presença do secretário Anderson Lindoso, adjunto do Secretário Felipe Camarão, que nos abrilhantou com informações satisfatórias a respeito do abono do Fundef. Ficamos felizes com a presença do Governo do Estado na audiência. Mas, é de lamentar a ausência do município nesta audiência pública. A secretária municipal de Educação, Carolina Marques Salgado, não veio, nem enviou representante, assim como o presidente do SINPROESEMMA, Raimundo Oliveira, não veio nem mandou um representante. Era uma boa oportunidade de darem satisfação a mais de 100 mil pessoas que terão agora, após 20 anos, seus direitos respeitados”, ressaltou.
Da tribuna da Câmara, o Professor Sá Marques criticou atitudes adotadas por Raimundo Oliveira, como presidente do SINPROESEMMA.
“O senhor presidente do SINPROESEMMA foi para a imprensa dizer que não foi convidado para a audiência pública. Contudo, eu postei o convite nas redes sociais. Ele foi convidado”, assegurou o parlamentar.
“Em 2015, o processo transitou em julgado desfavorável à União. Em 2022, o SINPROESEMMA através de uma banca de advogados entrou no processo como assistente, na fase de execução, ultrapassada a fase de conhecimento. E, agora, quer retirar 15% do valor total de cada professor. É uma triste tentativa de tirar dinheiro da classe trabalhadora. É odiosa a atitude do presidente do SINPROESEMMA. Deixe o dinheiro dos colegas em paz!”, afirmou Sá Marques.
Praças
Durante sua fala, Professor Sá Marques também solicitou à Prefeitura de São Luís intervenção nas praças localizadas no centro da cidade.
“Tenho um pedido a fazer ao Prefeito Municipal: que envie a Guarda Municipal […] para tomar conta melhor das praças da cidade, a exemplo da Praça Benedito Leite que está completamente dominada por dependentes químicos. Todos os dias, temos assaltos à luz do dia, por exemplo, na Rua de Nazaré”, pediu.
Cruzeiro do Anil
Finalizando o discurso, Professor Sá Marques falou sobre as obras de trânsito da Prefeitura iniciadas na última sexta-feira, 03, na praça da Igreja de São Sebastião, no Cruzeiro do Anil.
“Se o objetivo ali era o trânsito livre, fez foi afogar ainda mais o trânsito. O correto seria fazer no retorno da Cohab uma pista elevada e uma pista subterrânea, para não gerar engarrafamento e não mexer com logradouro público que já tem praticamente um século, que é aquela cruz. Que a escopeta não seja usada para ameaçar o arcebispo de São Luís, o padre da igreja de São Sebastião e aquela comunidade que quer simplesmente ser respeitada. Peço encarecidamente ao prefeito: Repense, volte atrás e faça aquilo que a comunidade pede. Chame o arcebispo, o padre e a comunidade e converse. Seja um homem republicano, democrata e veja que acima de tudo devemos considerar o voto de confiança que recebemos de cada cidadão e cidadã”, opinou o parlamentar.