A vereadora destacou que a leitura reflete no desenvolvimento intelectual das crianças e deve ser estimulada
Texto: Ascom
A vereadora Professora Eva (PSB) protagonizou importante reflexão sobre a importância da leitura na vida do ser humano, principalmente, das crianças. Em sua participação na tribuna da Câmara Municipal de São Luís, na sessão desta quarta-feira (13), ela destacou a Feira do Livro, que está ocorrendo no Golden Shopping, localizado no Calhau e anunciou a distribuição de vale-livro a serem doados aos estudantes de escolas da rede municipal da capital.
A parlamentar, que é historiadora e conhecida por seu engajamento em questões culturais e educacionais, ressaltou que a leitura reflete no desenvolvimento intelectual das crianças e deve ser estimulada.
Enumerando os valores da educação e seu reflexo no futuro do ser humano, a Professora Eva disse que diversos valores são adquiridos na escola e a leitura é uma das mais importantes.
“Valores que vêm com este conhecimento. E a escola, assim como a educação são pilares que alicerçam os ideais de justiça, paz e solidariedade, fazendo com que o ser humano evolua e veja o mundo de uma forma diferente”, enfatizou a parlamentar.
Ela parabenizou a Feira do Livro, que está aberta no Golden Shopping e destacou a relevância de eventos desta natureza. “São iniciativas que proporcionam um ambiente propício para a promoção da leitura e do estímulo ao hábito de ler, desde a infância. A leitura desempenha um papel fundamental no processo de aprendizado, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e informados e essa Feira do Livro é uma oportunidade de disseminar conhecimentos”, disse.
Uma das iniciativas anunciadas pela vereadora para incentivar a participação dos estudantes na Feira do Livro é o programa vale-livros. Trata-se de vouchers, no valor de R$ 40,00, que serão doados a estudantes da rede municipal de ensino. Com eles, os alunos poderão adquirir obras literárias na feira, ampliando assim o acesso a livros.
“Queremos promover o acesso aos livros e fomentar o hábito da leitura entre as crianças e jovens, além de proporcionar a oportunidade de escolherem livros que despertem seu interesse e ampliem seus horizontes”, afirmou a vereadora.
O programa vale-livros foi elogiado por diversos colegas de parlamento, que parabenizaram as falas da vereadora e sua iniciativa em ofertar os vouchers aos estudantes.
“Que todos possam se unir a esta causa na promoção da leitura e incentivo à participação ativa dos estudantes nesta Feira do Livro. À medida que valorizamos e promovemos o conhecimento e a educação, estamos contribuindo para a formação de uma sociedade mais consciente e participativa”, destacou Eva Barros.
Encerrando sua participação, a vereadora convidou os colegas de parlamento a se mobilizarem no dia 15 de março, sexta-feira, quando é celebrado do Dia Nacional da Escola, para que visitem escolas da rede municipal de ensino e doem livros aos estudantes. “Vamos fazer esse bem para humanidade, pois a leitura é que proporciona verdadeiramente uma nova visão do mundo”, enfatizou.