Intitulado Programa Casa Dia para Pessoa Idosa, a ação vai contemplar pessoas a partir dos 75 anos

Texto: Ascom
Proporcionar acolhimento, atenção e assistência à idosos em situação de vulnerabilidade social, em São Luís. Esta é a proposta do Programa Casa Dia para Pessoa Idosa, que consta no Projeto de Lei 051/25, apresentado na Câmara Municipal de São Luís, pelo Coletivo Unidos (PRD). O programa irá funcionar aos fins de semana, no período diurno e vai ofertar uma série de serviços a pessoas a partir dos 75 anos.
De acordo com o projeto, o programa será coordenado pelo Executivo Municipal, por meio dos órgãos competentes que serão responsáveis pela implementação e gestão das atividades. A principal finalidade é oferecer um espaço seguro e acolhedor para que os idosos possam passar o dia, retornando ao convívio familiar no período noturno e nos finais de semana.
O vereador Rommeo Amin destacou a importância da iniciativa afirmando que a proposta visa dar mais dignidade à população idosa da capital maranhense. “O envelhecimento da população é uma realidade que não pode ser ignorada. O Programa Casa Dia será uma oportunidade para que os idosos que vivem em situação de vulnerabilidade social possam contar com um espaço que atenda suas necessidades de maneira integral, desde alimentação e cuidados básicos até atividades que promovam o bem-estar mental e físico”, avalia.
Entre os serviços ofertados pelo programa estão, fornecimento de alimentação adequada e cuidados com de higiene pessoal; ações de atenção básica à saúde com serviços médicos e de enfermagem; atividades físicas orientadas e de estimulação cognitiva para promover o bem-estar físico e mental; ações de socialização, lazer e repouso. O programa também terá a missão de garantir um ambiente acessível e seguro para os idosos com infraestrutura adequada às suas necessidades, incluindo recursos para a acessibilidade e segurança.
“Este é um projeto de inclusão e cuidado com os idosos de São Luís. A assistência que eles receberão será física, emocional e social com espaços para a convivência e lazer”, disse Rommeo Amin.
Critérios
O programa será destinado a idosos com 75 anos ou mais que residam em São Luís e que sejam beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O número de contemplados será determinado pelo Executivo Municipal, conforme a capacidade de atendimento das unidades da Casa Dia. Além disso, o programa poderá oferecer transporte gratuito para os idosos que necessitarem facilitando o acesso às unidades.
Para viabilizar a execução do programa, a Prefeitura de São Luís poderá firmar parcerias e convênios com entidades públicas e privadas. A captação de recursos também será possível por meio de esferas estaduais, federais e organizações da sociedade civil, garantindo a ampliação e sustentabilidade da iniciativa. A proposta também prevê que as unidades da Casa Dia contem com toda a infraestrutura necessária para atender às especificidades da população idosa, com adaptações que garantam acessibilidade e segurança. “Com a criação do programa, estamos contribuindo para garantir que nossos idosos tenham o acolhimento e a dignidade que merecem. São Luís precisa olhar para esse público com mais atenção e cuidados. O programa vai proporcionar essa transformação”, concluiu Rommeo Amin.