Votação está prevista para fevereiro
Texto: Ascom
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de São Luís foi oficialmente encaminhada, nesta quarta-feira (2), para os 13 novos vereadores que integrarão a Câmara Municipal, na nova legislatura. A peça orçamentária, que estabelece a estimativa de receita e fixa as despesas do município para o ano de 2025, será apreciada pelos parlamentares e a votação está prevista para o início de fevereiro, durante a primeira sessão ordinária de 2025.
O presidente da Comissão de Orçamento, vereador Octávio Soeiro (PSB), fez uma avaliação positiva sobre o processo, destacando a importância da participação de todos os vereadores no debate e análise detalhada do projeto. Ele reforçou a importância de garantir que a alocação dos recursos atenda às necessidades mais urgentes da população, como saúde, educação e infraestrutura.
“Estamos tratando de um tema fundamental para o futuro da cidade. A LOA reflete as prioridades do Executivo para o próximo ano, e é essencial que todos os vereadores compreendam a peça orçamentária para que possamos fazer uma análise criteriosa e responsável”, afirmou Soeiro.
Além disso, para garantir que todos os vereadores tivessem um tempo adequado para se aprofundar no conteúdo do projeto, a Comissão de Orçamento tomou a iniciativa de encaminhar a LOA para todos os novos membros da Câmara. Com isso, a expectativa é que todos possam dar suas contribuições e realizar ajustes necessários antes da votação final.
Debate Popular
Anteriormente, uma Audiência Pública foi realizada para discutir o Projeto de Lei nº 210/24, que trata da LOA de 2025. Durante o evento, representantes do Executivo apresentaram as estimativas de receita e a distribuição das despesas, esclarecendo dúvidas dos parlamentares e da população sobre as previsões orçamentárias para o próximo ano.
A votação da LOA é um dos importantes meios para o planejamento financeiro do município, e a transparência no processo, com a participação ativa dos novos vereadores, é considerada essencial para garantir um orçamento mais eficiente e focado nas reais necessidades da população ludovicense.