Nesta semana, o vereador Aldir Júnior (PR) apresentou à mesa diretora da Câmara Municipal de São Luís, o projeto de lei n° 199/19, declarando de interesse cultural e religioso, para fins de registro como patrimônio imaterial da capital, o Festejo do Círio de Nazaré no bairro Cohatrac.
Realizado na igreja matriz do Cohatrac, o festejo do Círio de Nazaré da Luz é considerado mais que um evento religioso. Ele também congrega outras áreas que são importantes para o bem-estar da comunidade.
O vereador Aldir Júnior justifica sua iniciativa, dizendo que a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré promove uma programação Pré-Círio de Nazaré, que se estende por todo o mês de setembro, como: o Círio Ecológico, Círio Esportivo, Círio Solidário e o Círio das Crianças. Estes, configuram as múltiplas faces do Círio de Nazaré, cujo tema deste ano é “Edificação de Deus, obra de muitas mãos”.
E o parlamentar complementa, afirmando que a festa acontece nas duas primeiras semanas do mês de outubro, no Cohatrac. “Mas, antes disso, há uma mobilização na realização de diversas outras atividades. Em setembro, mês que antecede essa festa religiosa, a paróquia desenvolve várias ações, que demonstram a preocupação da igreja com a qualidade de vida das pessoas, a qual passa também pelos aspectos do cuidado com o meio ambiente, da saúde, da solidariedade com os mais necessitados”, ressaltou Aldir Júnior.