Programa implementará ações de higiene entre alunos de 1º ao 9º ano
Tramita nas comissões Justiça, Educação e Saúde o Projeto de Lei n.º 075/22, de autoria do vereador Aldir Júnior (PL), que visa instituir o Programa de Saúde Bucal nas escolas da rede municipal de ensino.
O público-alvo do programa são os alunos ingressos do 1.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental. O projeto propõe ações de higienização bucal, como o ensino da técnica correta de escovação, conscientização do uso regular do fio dental e aplicação tópica de flúor.
Para isso, o texto prevê que as ações para a implementação do programa poderão ser desenvolvidas em parceria com faculdades de odontologia e organizações não governamentais, cabendo à prefeitura regulamentar a lei.
Saúde Bucal e Bem-Estar
Segundo o autor, a Organização Mundial da Saúde (OMS) explica que a saúde bucal compreende em um padrão de saúde das estruturas bucais, permitindo que o indivíduo possa falar e viver em sociedade, sem doença ativa, desconforto ou embaraço e que, dessa forma, contribui para o bem-estar geral.
“Cuidar e manter a saúde bucal não é exagero ou algo meramente estético. Ao contrário, se trata de um cuidado com você mesmo e de entender que tanto o seu bem-estar quanto a redução de doenças em todo o seu organismo podem ser alcançados com medidas simples e diárias”, declarou Aldir.