Tramita na Câmara projeto de Josué Pinheiro
sobre segurança no transporte de alimentos
Está tramitando nas comissões técnicas da Câmara Municipal de São o Projeto de Lei nº 012/2018, de autoria do vereador Josué Pinheiro (PSDB), que dispõe sobre a regulamentação para transporte de alimentos destinado ao consumo humano em condições de segurança. A orientação da proposta é garantir a inocuidade a integridade e a qualidade afim de impedir a contaminação e deterioração do produto.
Segundo a iniciativa do parlamentar do PSDB “é proibido manter ou transportar no mesmo compartimento de um veículo, alimentos e substâncias estranhas que possam contaminá-los ou corrompe-las”. A proposta estabelece ainda que “não é permitido transportar, conjuntamente, pessoas e/ou animais com alimentos, e a cabine do condutor do veículo deve ser isolada do compartimento de carga qu seja utilizado para transporte dos alimentos”.
No seu projeto, o vereador pedetista fica determinado que “os veículos de transportes de produtos perecíveis devem ser revestidos de material liso, resistente, impermeável, lavável e atóxico”. A matéria dita também que “o veículo de transporte de alimentos deve ser mantido em perfeito estado de conservação e higiene e não apresentar a menor evidência da presença de insetos, roedores, pássaros, vazamentos, umidade, materiais estranhos e odores que possam comprometer a qualidade dos produtos transportados”.
Além de destacar que “não é permitido o transporte concomitante de dois ou mais produtos alimentícios, se um deles apresentar risco de contaminação para os demais”, Josué Pinheiro procura deixar claro: “os veículos de transporte de produtos, que exigem condições especiais de temperatura e/ou arejamento para manutenção de suas características orgânicas, devem atender de forma geral, as temperaturas, conforme legislação estabelecida pelo fabricante”.
Texto: Alteré Bernardino