O objetivo é esclarecer, orientar, incentivar e conscientizar os estudantes da rede pública sobre o tema
Foi encaminhado às comissões de Justiça, Educação e Orçamento da Câmara o Projeto de Lei n° 201/22, de autoria da vereadora Karla Sarney (PSD), que visa instituir a Semana Municipal de Conscientização e Incentivo à Preservação do Patrimônio Público Escolar, com o objetivo de esclarecer, orientar, incentivar e conscientizar os estudantes da rede pública sobre o tema.
Conforme a proposição, a data escolhida para a realização de palestras, campanhas educativas e atividades didáticas de conscientização é a primeira semana de cada ano letivo. Para a execução das atividades que serão desenvolvidas nessa semana, o Poder Executivo poderá celebrar convênios e parcerias com órgãos públicos e entidades da sociedade civil organizada.
Segundo a autora, estudiosos da área que afirmam que as justificativas para a preservação do patrimônio escolar tendem a reiterar o valor da conservação da memória da escola, remetendo seus vínculos com a formação da infância e da juventude. Além de ser o espaço de transmissão de cultura e processos de construção de subjetividades e de identidades.
“Por isso, sentimos a necessidade de abordar este tema, com o foco em preservar, zelar o bem comum, favorecer o sentimento de cidadania e pertencimento à escola. Nesse sentido, o trabalho tem como objetivo reconhecer a importância da preservação do patrimônio público no âmbito escolar”, explicou Karla Sarney.