Um projeto de lei idealizado pela vereadora Concita Pinto (PATRIOTA) coloca um dos mais tradicionais eventos da cultura maranhense no calendário oficial de data e eventos da cidade de São Luís.
O Festival de Bumba-meu-boi de Zabumba passará a ser comemorado no segundo sábado do mês de julho de cada ano. O evento acontece há 25 anos e foi criado para preservar as raízes da manifestação, que estava em declínio e quase foi extinta.
De acordo com Concita, a instituição do festival no calendário oficial trará incentivo para que a manifestação continue a crescer.
“O boi de zabumba quase foi extinto e como ele perderíamos os primórdios de uma das manifestações mais importantes para os maranhenses, que é o bumba-meu-boi. É a obrigação nossa e da população manter essa chama cultural viva, para nossos filhos, netos e o próprio mundo saibam de onde nós viemos e como nós brincamos”, destacou.
As despesas decorrentes da execução desta lei serão por conta das dotações orçamentárias do Município de São Luís, suplementadas se necessário.
O boi de zabumba, o primeiro dos cinco sotaques, nasceu no município de Guimarães, na baixada maranhense, em meados do século XIX. As zambumbas, maracas, tambores de fogo são responsáveis pela cadência e ritmo marcante da manifestação. Atualmente, existem 17 grupos de bumba-meu-boi deste sotaque no Maranhão.
O projeto de lei da vereadora Concita Pinto está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal. Após o parecer favorável, ele será votado no plenário da Casa Legislativa e encaminhado para sanção do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT).