Os animais estão cada vez ganhando mais espaço na formação familiar. Eles são encarados como os principais companheiros de crianças e pessoas que moram sozinhas, e sua morte pode acarretar sofrimento. A perda de um animal de estimação, em algumas situações, é tão dolorosa quanto a perda de um ser humano.
Em São Luís, já existem cemitérios específicos para a destinação apropriada dos corpos dos bichinhos de estimação, mas, por serem particulares, muitas famílias não detêm recursos financeiros para arcar com este tipo de custo e acabam descartando de forma irregular, em terrenos baldios ou até mesmo enterrando no quintal da residência.
Pensando em uma medida que vai além do cunho sentimental, visando o caráter ecológico e de saúde pública, com a preservação do meio ambiente e evitando a contaminação do solo, o vereador Beto Castro (PROS) apresentou o Projeto de Lei nº 17/2019, na Câmara Municipal de São Luís, que prevê o sepultamento de animais domésticos em cemitério municipal adequado em São Luís.
“Entendemos que, quando um animal faz parte do nosso cotidiano e da família, criamos um carinho por ele e, no dia que vem a falecer, queremos dar, pelo menos, um enterro digno a ele. Por esse motivo, esse projeto de lei tem o intuito de provocar a Prefeitura de São Luís a disponibilizar um espaço físico, para que seja construído um cemitério público para a destinação correta dos corpos dos animais. Outro destaque desse projeto, é a questão do meio ambiente, pois, com a criação do espaço, vamos evitar o descarte irregular do corpo do animal em lugares públicos”, explicou Beto Castro.
De acordo com o projeto apresentado pelo parlamentar, o local para a construção do cemitério deve ser indicado pela Prefeitura de São Luís. “O local será apontado pelo Município, após a realização de estudos técnicos. Visamos essa parceria com a Prefeitura, para que possamos colocar esse projeto em prática, em prol, não só dos animais, como também do meio ambiente”, afirmou o parlamentar.
O projeto ainda está aguardando aprovação pelo plenário da Casa. Após aprovado, o texto seguirá para a apreciação e sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.