A proposição foi encaminhada para a Comissão de Justiça da Câmara
Doar é salvar vidas. Para garantir que esse ato de humanidade seja mais divulgado, uma proposta apresentada na Câmara Municipal de São Luís visa instituir o Dia de Doar, no calendário oficial da cidade. O texto é do Projeto de Lei n.º 232/22, de autoria da vereadora Concita Pinto (PCdoB).
“Doar é um ato de amor ao próximo que humaniza e enobrece o Ser Humano. Isso porque, ao ajudar aqueles que mais precisam, contribuímos com uma sociedade mais justa e igualitária”, pontua a vereadora Concita Pinto.
O PL sugere que o Dia de Doar seja comemorado anualmente toda terça-feira após o Dia Nacional de Ação de Graças. Para marcar a data, o texto sugere um conjunto de atividades a serem realizadas no município, com apoio do poder público.
Na lista estão medidas para promover a cultura de doação para fins de filantropia; mobilização da sociedade civil, pessoas, empresas, entidades e governo para ações de sensibilização e educativas sobre a doação voluntária e solidária; incentivo à promoção de atividades relacionadas à data, nos órgãos públicos; e a ampla divulgação da agenda nos canais oficiais de imprensa e meios eletrônicos.
O projeto de lei também vem ao encontro da atual situação de dificuldade financeira que muitas entidades do município enfrentam. “Sobretudo, devido à recessão econômica instalada no Brasil, principalmente após a pandemia da Covid 19”, destacou a vereadora.
Solidariedade
O Dia de Doar já é realizado há alguns anos, no mundo, tendo a adesão de mais de 20 países, incluindo o Brasil. O principal objetivo da ação é mobilizar a população, entidades, empresas e governos para a iniciativa da doação voluntária de sangue.
O Dia de Doar surgiu em Nova Iorque nos Estados Unidos em 2012 com o nome de GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”, e vem na sequência de datas comerciais já famosas, como a BlackFriday.
No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 2013 por iniciativa do Movimento por uma Cultura de Doação e da Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR). Anualmente, no Dia de Doar, as entidades poderão receber doações e, quem apoia, poderá doar e tornar público do ato, a partir do uso da hashtag #DiadeDoar nas mídias sociais.
“Entendemos que o incentivo ao Dia de Doar é uma maneira inovadora e criativa para todos os interessados participarem. Os cidadãos também poderão conhecer melhor o trabalho de cada entidade e se tornarem doadores, não só no Dia de Doar, mas durante todo ano”, ressaltou Concita Pinto.