Concurso anual selecionará melhores obras literárias de estudantes do Fundamental
Texto: Marine Palhano
Incentivar alunos do Ensino Fundamental a produzirem obras literárias próprias é o objetivo do Projeto de Lei nº 241/23, de autoria do vereador Umbelino Júnior (PSDB). O PL institui o “Programa Literatura nas Escolas” na rede municipal de ensino de São Luís, que consistirá na realização anual, em cada uma das escolas participantes, de um concurso para selecionar as melhores obras literárias desenvolvidas pelos estudantes.
De acordo com o vereador Umbelino Júnior, a iniciativa auxiliará na formação intelectual e cultural dos alunos. “O nosso projeto de lei, que visa incentivar a escrita criativa e habilidades literárias, pode contribuir para o desenvolvimento artístico-cultural dos jovens estudantes e promover maior visibilidade para suas obras no mercado editorial brasileiro”, frisou o parlamentar.
O projeto de lei foi encaminhado para análise das comissões de Justiça, Educação e Orçamento da Câmara.
Avaliação e Premiação
A proposição especifica que as obras submetidas para concorrer no “Programa Literatura nas Escolas” serão avaliadas por uma comissão composta por professores indicados pela Secretaria Municipal de Educação de São Luís (SEMED), cabendo-lhes analisar tanto a qualidade quanto o conteúdo artístico-literário desses trabalhos.
“Os autores das obras selecionadas receberão certificados de reconhecimento assinados pelo prefeito da cidade, bem como premiação, caso entenda ser cabível, pela SEMED. Além disso, as produções literárias vencedoras serão publicadas em um livro específico para tal fim”, explicou Umbelino Júnior.