A inciativa é da vereadora Rosana da Saúde

Texto: Marine Palhano
Na última segunda-feira, 31, o Projeto de Lei 032/25, que institui a campanha de combate à esporotricose animal, foi encaminhado para análise das comissões de Justiça e de Saúde da Câmara.
A esporotricose é uma micose que pode afetar animais, especialmente gatos. Há tratamento para a doença e o diagnóstico dos animais pode ser feito na maioria das clínicas veterinárias. Animais contaminados podem transmitir a doença para humanos por meio de arranhões, mordidas e contato direto da pele lesionada.
A campanha de combate à esporotricose, proposta pela vereadora Rosana da Saúde (Republicanos), tem como objetivo divulgar informações sobre prevenção e tratamento da doença com o fim de diminuir os casos da patologia.
“Devemos nos preocupar com a saúde de toda a coletividade ludovicense sem deixar de cuidar dos animais que não são apenas vetores de esporotricose, mas seres que merecem respeito e atenção legislativa. Medidas necessitam ser tomadas e a divulgação de informações é apenas um primeiro passo na direção do controle da doença, bem como na intenção de viabilizar o tratamento dela”, frisou Rosana da Saúde.