A iniciativa é do vereador Marlon Botão

Texto: Marine Palhano
Está em tramitação na Câmara de São Luís um projeto de lei que institui o programa “Atleta Paradesportista”, com o objetivo de oferecer suporte emocional e psicológico aos praticantes de esportes adaptados.
O programa prevê oferta de atendimento psicológico individual e em grupo, orientação e apoio psicossocial para familiares e cuidadores dos atletas, além de palestras e workshops educativos que abordem temas relacionados à saúde emocional e aos desafios específicos da prática esportiva adaptada.
Para o vereador Marlon Botão (PSB), autor do projeto de lei que institui o programa, a iniciativa impactará positivamente o desempenho esportivo e a qualidade de vida dos paradesportistas.
“Por meio desse programa, buscamos promover não apenas o bem-estar psicológico, mas também fortalecer as redes de apoio ao redor dos paradesportistas, permitindo que eles enfrentem os desafios com mais resiliência e confiança. É essencial reconhecer que o suporte psicossocial integral não é um luxo, mas sim uma necessidade básica para esses atletas, garantindo que eles possam atingir seu pleno potencial tanto no esporte quanto na vida”, frisou Marlon Botão.