Tramita na Câmara de Vereadores de São Luís o Projeto de Lei nº 100/21, de autoria do vereador Paulo Victor (PCdoB), que tem como objetivo instituir a Semana Municipal do Pescador no calendário oficial de São Luís.
O parlamentar afirmou que já se comemora no Brasil o Dia Nacional do Pescador no dia 29 de Junho, mas a data comemorativa não consta no Calendário Oficial do Município de São Luís.
O texto do projeto prevê que seja instituída uma semana inteira em comemoração aos pescadores, iniciando no dia 23 de junho, e encerrando no dia 29 do mesmo mês.
Durante esse período, o Poder Executivo Municipal fica autorizado a promover, por meio de seus órgãos competentes ou mediante convênios, atividades como palestras, cursos, publicidade, oficinas e demais atividades que incentive e promova o ofício de pescador e colabore para a pesca consciente, tão importante para o equilíbrio ecológico e, consequentemente, para a abundância de pescados no município de São Luís.
“O projeto se justifica pelo fato desta cidade ser litorânea, e, consequentemente, ter grande número de pescadores, razão pela qual o período de uma semana mostra-se razoável para colocar em prática o que aqui se propõe. Este projeto vem para ratificar a importância que os pescadores têm neste município, os quais devem ocupar lugar de destaque na sociedade. Afinal, é inegável a contribuição deste ofício para o desenvolvimento econômico e social da cidade”, afirmou o vereador Paulo Victor.
O peixe é tão presente na vida dos ludovicenses que no último mês de abril o vereador Dr. Gutemberg destinou emendas parlamentares para ampliar o programa Peixe na Mesa da Prefeitura de São Luís, executado pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SEMSA), que distribuiu o alimento para aproximadamente 50 mil famílias da capital.
Homenagem aos Pescadores
O trabalho dos pescadores é reconhecido pelo povo ludovicense, tanto que uma das esculturas mais famosas do Maranhão é o Monumento aos Pescadores, de autoria de Cordeiro do Maranhão. Localizado na Avenida Litorânea, na Praia de São Marcos, o monumento foi inaugurado em 31 de dezembro de 2003, e desde então, é um dos cartões postais mais importantes da capital.
Importância da Pesca
A pesca é uma das atividades econômicas mais antigas e tradicionais do mundo. No nosso país, a atividade teve início com os povos indígenas, através de suas práticas diversas, antes mesmo do período colonial. Na capital maranhense o pescado está presente nos pratos típicos como caldeirada e a torta de camarão, além do arroz de cuxá, comida mais famosa da culinária maranhense, que pode ser acompanhada com frutos do mar. “O pescado está na base da gastronomia e economia de São Luís. Muitas famílias dependem da comercialização deste alimento para sua subsistência”, disse o vereador.