Marlon Botão, autor do projeto, avalia que esses profissionais atuarão de maneira estratégica
Uma iniciativa do vereador Marlon Botão (PSB) quer incluir nutricionistas nas equipes multiprofissionais que atendem às Unidades Básicas de Saúde de São Luís. O objetivo é facilitar o tratamento e a prevenção de doenças e comorbidades relacionadas à segurança alimentar.
Segundo o projeto de lei nº 352/21, serão vedados os atendimentos para fins estéticos, sendo exclusivo às causas de saúde avaliadas e encaminhadas previamente pelo profissional médico responsável, incluindo pré-natal para mulheres gestantes.
O autor da proposição recorda que o modo de vida da sociedade, com a advento da globalização, aliado ao baixo consumo de alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras, tem refletido de maneira negativa no dia-a-dia das pessoas.
Dados de 2017, por exemplo, da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que compõe o Ministério da Saúde, revelaram que 17,9% dos habitantes de São Luís estão obesos e que 49,5% possuem excesso de peso.
“Fortalecer e qualificar o cuidado nutricional no âmbito da atenção primária das Unidades Básicas de Saúde é uma forma mais econômica, ágil, sustentável e eficiente de prevenir a ocorrência de doenças e comorbidades dessa natureza”, avaliou Botão.
Diante disso, a expectativa é atender os usuários do sistema público de saúde municipal, respeitando às seguintes prioridades: infanto-juvenil, de gestante e lactantes, de idosos e das pessoas com deficiência física e/ou intelectual.