O vereador Antônio Garcez (PTC) deu entrada em um projeto de lei na Câmara Municipal, que tem o objetivo de criar a Escola Municipal de Crianças com Autismo de São Luis. O objetivo é garantir que crianças autistas tenham uma formação escolar correta como a de crianças que não apresentam esse transtorno.
O autismo, também conhecido como transtornos do espectro autista (TEA), é um problema psiquiátrico que pode ser identificado na infância, na faixa de 1 ano e meio a 3 anos, mas o sinais iniciais aparecem logo nos primeiros dias de vida. O distúrbio atrapalha a comunicação, dificulta o aprendizado e adaptação das crianças.
A escola deve ser dotada de salas de aulas especiais, que garantam melhor aprendizados dos alunos. Atividades de convivência serão realizadas com objetivo de ampliar as relações sociais e evitar o isolamento. Os professores serão especializados e terão apoio psicológico.
De acordo com o projeto de lei, a instituição também vai contar com uma sala para os agentes estaduais e federais, que devem colaborar com o andamento das atividades. As crianças terão aulas durante a semana e cursos serão realizados nos fins de semana para eles e familiares.
Segundo Antônio Garcez, a unidade de educação vai ajudar, informar, cuidar e possibilitar melhor condição de vida para crianças autistas e seus familiares.
“Devermos dar condições para que as crianças com autismo tenham formação escolar de qualidade, que ajudem o desenvolvimento delas como cidadãos, não ficando desamparados e sem condições de vida”, relatou.
A Escola Municipal para Crianças com Autismo será implantada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com o apoio dos agentes estaduais e federais.
O projeto de lei do vereador Antônio Garcez está tramitando nas Comissões de Justiça e Educação da Câmara Municipal. Após o parecer favorável, será encaminhado para sanção do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT).