De autoria do vereador Marcos Castro, o intuito é promover maior conscientização e diagnósticos precoces da doença junto à população
A Câmara de São Luís está apreciando o Projeto de Lei nº 0315/2021, de autoria do vereador Marcos Castro (PMN), que institui no calendário municipal a Semana de Conscientização e Prevenção da Doença de Alzheimer, a ser estabelecida do dia 16 a 22 de setembro de cada ano, em alusão ao Dia Mundial do Alzheimer, registrado no dia 21 do mesmo mês. O intuito é promover maior conscientização e diagnósticos precoces da doença junto à população, além de disseminar informações.
“O Alzheimer é um problema de saúde pública. Por meio da semana, queremos promover o acesso à informação e conscientização desta doença, alertando sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado ofertado, bem como do apoio e suporte aos familiares”, destacou Marcos Castro.
ALZHEIMER
A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas mais velhas, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência na população. Trata-se de um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.
Apesar de a causa da doença ser desconhecida, médicos e pesquisadores acreditam que seja determinada geneticamente. A causa ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada.
SINTOMAS
Os principais sintomas são falta de memória recente, dificuldade de acompanhar pensamentos complexos, incapacidade de elaborar estratégias para resolução de problemas. Com a evolução da doença aparece a perda da memória remota, falhas na linguagem e dificuldade na capacidade de se orientar em tempo e espaço até dificuldade para realizar atividades básicas, como se alimentar, controle das funções urinárias. Após o diagnóstico, a sobrevida média é de 8 a 10 anos.