Tema deve ser integrado de forma contínua aos componentes curriculares existentes
Texto: Suellen Soares
Comissões da Câmara de São Luís analisam o Projeto de Lei nº 062/24, de autoria da vereadora Professora Eva (PSB), que dispõe sobre a inclusão do estudo de Educação Alimentar e Nutricional como tema transversal no currículo de Educação Infantil e Ensino Fundamental das escolas municipais.
A proposição foi encaminhada para as comissões de Justiça e Educação no último dia 16 de abril. O objetivo segundo a autora é integrar o tema de forma contínua e integração às disciplinas existentes, a fim de reverter o quadro preocupante de saúde da sociedade.
“O presente projeto de lei tem como meta a educação dos alunos no viés alimentar e nutricional para formação de uma geração mais saudável, portanto, responsável consigo mesmo no que diz respeito à própria saúde, concebendo capacitação para o autocuidado e a responsabilidade pessoal e social sobre o direito à saúde”, declarou.
Dados
A justificativa do projeto fala que, no Brasil, a obesidade é o maior problema de saúde entre crianças, sendo o Rio Grande do Sul o estado brasileiro com maior prevalência de sobrepeso e obesidade entre crianças e adolescentes, conforme pesquisa recente.
O Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional revela que o sobrepeso das crianças de 5 a 10 anos é de 19,65% e em adolescentes chega a 21,51%, já a obesidade de crianças atinge 17,39%, enquanto chega a 12,65% dos adolescentes gaúchos.