A plataforma vai facilitar o processo de adoção, pois interligará as pessoas com instituições que possuem animais disponíveis
Texto: Ascom
O vereador Umbelino Júnior (PSDB) apresentou proposta que conecta potenciais adotantes, organizações da sociedade civil e órgãos públicos de proteção animal, como centros de controle de zoonoses, canis e abrigos. O Projeto de Lei nº 0007/2024 cria o Cadastro Municipal para Adoção de Animais. A plataforma vai facilitar o processo de adoção, uma vez que interligará as pessoas com instituições que possuem animais disponíveis.
A proposta ganha destaque ao reconhecer a necessidade de uma abordagem coordenada para enfrentar o crescente problema do abandono de animais domésticos, especialmente cães e gatos, que são frequentemente deixados nas ruas. O vereador Umbelino Júnior (PSDB) ressalta a importância do projeto como uma ferramenta eficaz para combater essa realidade preocupante.
“Estamos diante de uma questão urgente, que afeta os animais, impacta na saúde pública e reflete no bem-estar da comunidade como um todo. Com o Cadastro Municipal para Adoção de Animais, buscamos criar uma rede colaborativa para encontrar lares a esses animais abandonados”, explica Umbelino Júnior.
Pela plataforma, interessados em adotar animais domésticos vão inserir seus dados pessoais, meios de contato e características dos animais que procuram (espécie, porte, sexo, entre outras informações).
Com esses dados, organizações da sociedade civil e órgãos públicos de proteção animal poderão entrar em contato e informar os animais disponíveis para adoção. “A adoção é uma atividade que requer esforço e amplo envolvimento do poder público com a sociedade civil. Esperamos o apoio de nossos colegas de parlamento na aprovação deste importante projeto para a nossa cidade. Esses animais precisam de amor, de companhia, de famílias amorosas e responsáveis”, enfatizou Umbelino Junior.
O parlamentar defende que a plataforma vai simplificar o processo de adoção, eliminando barreiras burocráticas e facilitando a identificação de animais disponíveis para adoção. A plataforma proposta permitirá que interessados encontrem rapidamente animais compatíveis com seus estilos de vida e ofereçam a eles uma segunda chance de ter um lar.
O Cadastro Municipal para Adoção de Animais também fortalece a parceria entre comunidade, organizações de proteção animal e as autoridades locais, promovendo a conscientização sobre a responsabilidade da posse responsável de animais de estimação e incentivando práticas éticas de cuidado.
“Sentimos a falta de um sistema centralizado para adoção, que venha contribuir para o aumento do número de animais abandonados, sobrecarregando os abrigos e causando um impacto negativo na qualidade de vida desses animais. O Cadastro Municipal para Adoção de Animais será uma ferramenta eficaz para transformar a realidade destes animais domésticos abandonados, proporcionando-lhes a chance de viverem vidas plenas ao lado de famílias amorosas”, concluiu Umbelino Júnior.