Foi aprovado na Câmara Municipal de São Luís, o projeto de lei n° 098/20, de autoria do vereador Umbelino Júnior (PRTB), que prevê a criação de visitas virtuais para pacientes que foram diagnosticados com o novo Coronavírus. Pela proposta, as unidades hospitalares públicas e privadas, devem implantar a visita digital através de acesso remoto, com o uso de smartphone ou tablet, e disponibilizar um aplicativo, para transmitir vídeos e áudios em tempo real aos pacientes em isolamento por conta da Covid-19.
De acordo com o projeto, as unidades hospitalares ficarão responsáveis por definir o dia da semana e horário em que o paciente poderá ter acesso à tecnologia, para que possa manter contato com os amigos ou familiares. Os hospitais também se responsabilizarão por definir, se, o aparelho será disponibilizado pelo hospital ou da pessoa que deseja manter contato com o paciente.
Segundo o autor do projeto, a medida tem como objetivo humanizar o atendimento nas unidades hospitalares. “Estamos passando por um momento bastante delicado, onde as pessoas contaminadas com o novo Coronavírus não podem ter contato com os familiares. Nossa proposta, vem com o intuito de trazer um conforto, tanto aos pacientes, quanto aos familiares e, para isso, podemos usar a tecnologia a favor dessa causa”, justificou Umbelino.
A proposta foi apreciada nessa última semana, durante a sessão plenária, e aprovada por unanimidade. Agora, o projeto segue para a sanção do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr.