A vereadora Concita Pinto (PCdoB), apresentou projeto de lei nº 103/2021, que dispõe sobre a concessão do Bilhete Único Emergencial, no transporte público coletivo, aos profissionais da segurança pública, saúde, assistência social e serviços funerários, enquanto durar a pandemia decorrente do coronavírus (Covid-19), na capital.
Autora da proposta destaca a necessidade de dotar o sistema de saúde brasileiro de capacidade para prevenir, controlar e conter os danos às pessoas e salvar vidas. Ela acredita que, facilitar o deslocamento desses profissionais, contribuirá de maneira significativa para atenuar os efeitos da grave crise no dia-a-dia.
“A assistência social tem fundamental importância no combate à pandemia, ao prestar serviços, por exemplo, para idosos, pessoas com deficiência atendidas nas instituições de acolhimento e a população em situação de rua. Os profissionais do serviço funerário e saúde também estão expostos ao vírus, mesmo seguindo os protocolos, atuando em hospitais, residências e em contato com famílias e ambientes com alta possibilidade de contaminação”, afirmou Concita Pinto.
A parlamentar defendeu ainda, que, muitos profissionais destas categorias, encontram-se em situação de risco e exposição e realizam jornadas exaustivas. “Por isso eles precisam ter este amparo legal, através da gratuidade do transporte coletivo, com o Bilhete Único Emergencial”, enfatizou a vereadora Concita Pìnto.