Proposta foca na realização de palestras educativas nas escolas municipais, sobre prevenção de acidentes
A Câmara Municipal de São Luís (CMSL) aprovou, em segundo turno, por unanimidade, durante sessão realizada na manhã desta terça-feira (14), o Projeto de Lei nº 64/2021, de autoria do vereador Ribeiro Neto (PMN), que institui o Programa Crianças Seguras nas escolas da rede municipal de ensino. Com a aprovação da matéria, o PL segue para redação final e em seguida para sanção do prefeito Eduardo Braide (Podemos).
Segundo o texto do PL, a iniciativa pretende promover a disseminação de informações sobre a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros, divulgar informações sobre prevenção de acidentes e educação. Além disso, a norma visa buscar conscientizar os alunos sobre medidas de segurança nas escolas da rede municipal da capital maranhense.
O PL prevê ainda que sejam ministradas palestras sobre prevenção de acidentes, primeiros socorros e até realizar orientação para casos de acidentes nas escolas de educação infantil e fundamental.
Segundo o documento, as palestras devem ser viabilizadas por meio de convênio entre a Secretaria Municipal de Educação – Semed e a Secretaria de Segurança Pública do Estado – SSP/MA, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, a fim de consolidar o referido programa.
Ao encaminhar a votação no plenário, Ribeiro Neto destacou que o projeto de lei de sua autoria pretende gerar conhecimento, estimular a atenção e o cuidado de acidentes cotidianos.
“Nós entendemos que este é um projeto de lei necessário, pois visa promover o conhecimento e a prevenção de acidentes relacionados à vida cotidiana, como por exemplo: acidentes com animais peçonhentos, primeiros socorros, enchentes, incêndio e acidentes de trânsito”, afirmou.
Prevenir para salvar
Durante a votação da proposta, o vereador recordou relatos de pessoas que sofreram o atentado ao World Trade Center (2001), que afirmam ter conseguido escapar com vida graças às instruções do Corpo de Bombeiros, por meio dos treinamentos de segurança.
“O intuito do projeto é dar a devida orientação para as nossas crianças e adolescentes, de forma didática, através dos profissionais capacitados, visando à diminuição dos riscos de acidente, bem como preparando-os para possíveis cenários que possam ocorrer no seu dia a dia, e também capacitando-os para agir em circunstâncias de perigo”, concluiu.