Homenageada é titular da 1ª Promotoria de Fundações e Entidades de Interesse Social da Capital
Na manhã desta terça-feira (07), a promotora de Justiça titular da 1ª Promotoria de Fundações e Entidades de Interesse Social da Capital, Doracy Moreira Reis Santos, recebeu das mãos do vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC) a medalha “Simão Estácio da Silveira”.
A homenagem ocorreu durante uma visita de cortesia da promotora à Câmara Municipal de São Luís. Na oportunidade, o presidente do Legislativo, vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), interrompeu, por 20 minutos, a sessão ordinária em plenário para fazer a homenagem que ocorreu atendendo ao pedido do autor da honraria.
Segundo o Dr. Gutemberg, a escolha da outorga à Doracy Reis foi um acerto, porque ela exerce um excelente trabalho na área comunitária da capital maranhense. “Foi uma honra muito grande pra mim, agraciar a doutora Doracy com a medalha ‘Simão Estácio da Silveira’, por um motivo muito simples: ela representa de forma magnânima o que é o Ministério Público. Além disso, a considero uma promotora, eu diria, comunitária. Ela está todos os dias nas comunidades procurando resolver os problemas”, declarou.
A honraria, concedida pela Câmara de São Luís, é uma importante homenagem destinada às personalidades que contribuem para o desenvolvimento e melhoria da capital do estado. No caso da promotora de Justiça, pelos excelentes serviços prestados à frente da 1ª Promotoria de Fundações e Entidades de Interesse Social da Capital.
Em seu discurso, a Dra. Doracy agradeceu a homenagem proposta por Dr. Gutemberg e aprovada por unanimidade dos parlamentares. Na oportunidade, lembrou a passagem do Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado amanhã, 8 de março.
“Agradeço imensamente ao Dr. Gutemberg pela honraria que recebi em decorrência dos serviços prestados à frente da 1ª Promotoria de Fundações e Entidades de Interesse Social da Capital. Me comprometo a fazer sempre mais pela cidade. Aproveito também registrar a passagem do Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado amanhã, 8 de março. Nós somos as produtoras do universo. Nós mulheres ajudamos a construir, ao lado dos homens, uma sociedade mais justa e, sobretudo, amorosa”, pontua.
Sobre a Medalha
A medalha Simão Estácio da Silveira foi instituída pela Lei Orgânica do Município e regulamentada pela Resolução 05/95 do plenário. Maior e mais importante homenagem do Legislativo Municipal, é destinada às personalidades locais, nacionais ou estrangeiras, que tenham contribuído para o desenvolvimento e a melhoria do município de São Luís. Em cada período legislativo, os vereadores, individualmente, outorgam a medalha para até três personalidades.
Simão Estácio da Silveira foi o fundador e primeiro presidente da Câmara de São Luís, segundo registros históricos. Tais registros assinalam que a comunicação desse fato à Coroa de Portugal, tão importante para a história política de São Luís e do Maranhão, deu-se em 9 de dezembro de 1619.
Outra homenagem
Outra homenagem prestada pela Câmara à promotora de Justiça, ocorreu em dezembro de 2019, com a entrega do título de cidadão ludovicense. Na época, a solenidade foi proposta pelo vereador Paulo Victor (PCdoB) e aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares.
PERFIL – Doracy Reis nasceu em Penalva, interior do Maranhão. Quando tinha dois anos, com os pais mudou-se para Pindaré e mora em São Luís desde os cinco anos. Em 1979, foi aprovada em um concurso público para a Polícia Federal, onde trabalhou por 14 anos, à época, ela já era acadêmica do curso da UFMA. Passou seis anos morando em Guajará-Mirim (RO), na fronteira Brasil-Bolívia.
Há 30 anos atua no Ministério Público. Doracy foi responsável por quatro comarcas em São Luís e já respondeu por outras dez em todo o estado, atuando em cidades como Loreto, Esperantinópolis, Brejo, Chapadinha, Itapecuru, Vargem Grande, Santa Quitéria, entre outras, sempre exercendo com maestria e paixão a profissão de promotora de justiça.
Em São Luís, foi titular da 16ª Promotoria de Justiça Criminal de Execução Penal e presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem). Atualmente, ela é titular da 1ª Promotoria de Fundações e Entidades de Interesse Social da Capital.