Requerimento foi encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde de São Luís.
Texto: Sandra Viana
Idosos que frequentam o Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), no Filipinho, poderão contar com mais um importante serviço na instituição. Proposta da vereadora Rosana da Saúde (Republicanos) propõe que seja implantada ação terapêutica no espaço, a partir do Projeto Massoterapia. A proposição foi apresentada na Câmara Municipal de São Luís e está tramitando. Foi encaminhada ainda, ao órgão de competência da gestão municipal.
“Entendemos que essa proposta é de extremo significado e importância para os idosos atendidos pelo Caisi. Nosso empenho é para que esta atividade seja complementar às práticas integrativas já realizadas para o público da terceira idade. Queremos proporcionar melhoria na qualidade de vida dos nossos idosos e atender pedido desse segmento, que figura como um dos que mais cresce no município e necessita de atenção especial do poder público”, avaliou a parlamentar Rosana da Saúde.
A proposta tem base nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativa e Complementares (PNPIC). O documento traz normativas com fins a garantir a integridade e a humanização no atendimento de saúde. No Brasil, as práticas integrativas e complementares foram institucionalizadas por meio desta política. “Estas práticas estimulam sistemas naturais de prevenção de doenças e contribuem, significativamente na recuperação da saúde, além de refletir em uma escuta acolhedora e na inclusão social”, avalia Rosana da Saúde.
A massoterapia é uma destas práticas, e, para o público da terceira idade, proporciona melhora na amplitude de movimento, controle de inflamações articulares e reduz a rigidez muscular. “Devemos lembrar que, durante a pandemia da Covid-19, por conta do isolamento social, houve um grande aumento de doenças relacionadas à saúde mental, como depressão, ansiedade, dores musculares e outros, que afetam a população a idosa e que permanecem suas sequelas. Portanto, o projeto de implantação da massoterapia trará grandes possibilidade de ações, como prevenção e promoção à saúde, de forma que possa atender os idosos usuários do Caisi”, concluiu a vereadora.
Atenção ao idoso
No Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), são realizados atendimentos para pessoas acima dos 60 anos. No local são oferecidos serviços multiprofissionais com profissionais especializados em geriatria, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, psicologia, nutrição, yoga, hidroginástica, pilates, entre outros. A implantação de atendimentos massoterapêuticos vem complementar os tratamentos, em nível mental, físico e emocional, auxiliando em melhores resultados a este público e resultando em um envelhecimento ativo, saudável e com mais qualidade de vida.