Vereadora pretende homenagear Catharina Mina, importante figura na luta contra a escravidão em São Luís
Texto: Leandro Ferreira
O plenário da Câmara Municipal de São Luís aprovou, na sessão ordinária do dia 7 de fevereiro, o Projeto de Lei nº 290/23, de autoria da vereadora Silvana Noely (Mais Brasil), que dispõe sobre a alteração do nome da Rua Djalma Dutra, no bairro Centro, para Rua Catharina Mina.
A vereadora explicou que a proposta homenageia uma das pessoas mais importantes na luta contra a escravidão no estado do Maranhão. “A proposta de renomear a Rua Djalma Dutra para Rua Catharina Mina se fundamenta na história marcante e inspiradora de Catharina Rosa Ferreira de Jesus, mais conhecida como Catharina Mina, uma africana liberta que desafiou as amarras do sistema escravista e deixou um legado significativo na sociedade maranhense do século XIX”, frisou.
Silvana Noely ressaltou ainda que Catharina Mina não só conquistou sua própria liberdade, mas também possibilitou a alforria de outros escravizados por meio de seu trabalho e das relações estabelecidas com membros da elite local.
“Sua influência na sociedade da época, assim como seu empreendedorismo como comerciante, são aspectos que enaltecem sua importância histórica. Mulheres como Catharina Mina desafiaram os limites impostos e, ao considerar a proposta de nomear uma rua em São Luís do Maranhão em homenagem a Catharina Mina, estamos reconhecendo não apenas uma personalidade marcante da história maranhense, mas também celebrando sua resistência, coragem e contribuições para a cidade. Seu legado merece ser preservado e inspirar as gerações atuais e futuras”, finalizou.