O parlamentar destacou políticas para famílias com pessoas autistas e parabenizou nova postura da Secretaria de Trânsito e Transportes

Texto: Acsa Serafim
Em discurso na sessão ordinária desta quarta-feira (2), o vereador Raimundo Penha (PDT) reforçou a necessidade de fortalecimento das políticas públicas voltadas para pessoas com autismo e suas famílias e os desafios da mobilidade urbana na capital maranhense.
O parlamentar lembrou que hoje é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo e destacou a importância da data para reforçar a luta das famílias. “Hoje à tarde, mães e pais de crianças autistas farão um ato na Praça Deodoro chamando atenção para a causa. É fundamental que o poder público desenvolva políticas públicas efetivas para essas famílias, que hoje muitas vezes contam apenas com o esforço de associações civis criadas por elas mesmas”, disse.
Penha também mencionou sua contribuição concreta para a pauta como a autoria da lei que garante a gratuidade no transporte público para mães e pais de pessoas com deficiência, mesmo quando não estão acompanhados dos filhos. “Essa lei permite que esses responsáveis se desloquem sozinhos para resolver demandas essenciais, como matrícula escolar ou agendamento de consultas médicas sem a necessidade de levar a criança”, explicou.
O vereador ainda informou que tem destinado emendas parlamentares anuais para entidades, como a Associação Maranhense de Hemoterapia, que atende crianças com deficiência, sendo a maioria autistas. “Na próxima semana, terei nova reunião com a entidade para destinar mais uma emenda e reforçar as atividades desenvolvidas por eles”, acrescentou.
Transporte público
Na segunda parte do seu discurso, Raimundo Penha relatou uma reunião com o novo secretário municipal de Trânsito e Transportes, Maurício Itapary, parabenizando sua postura aberta ao diálogo. “Critiquei diversas vezes a gestão anterior, especialmente pela dificuldade de diálogo. Tentei por quatro meses uma reunião e não consegui. O novo secretário, em menos de uma semana, marcou e realizou o encontro”, elogiou.
Durante a reunião, Penha levou demandas da zona rural da cidade, onde moradores enfrentam grandes dificuldades de acesso ao transporte coletivo, e apresentaram propostas para solucionar a falta de integração de linhas nos bairros da Alemanha, Liberdade, Fé em Deus e Camboa. “Essas comunidades estão isoladas. Um morador da Fé em Deus, por exemplo, não consegue sequer chegar ao CRAS do bairro porque não há uma linha de ônibus que passe por lá. Vamos buscar soluções em conjunto, e fico feliz em ver que a nova gestão da SMTT está disposta a analisar e buscar soluções”, concluiu.