Em seu discurso, o parlamentar falou sobre a visita nas escolas da rede municipal
Na sessão ordinária desta quarta-feira (29), o vereador Raimundo Penha (PDT) subiu à tribuna para dizer que neste ano visitou nove escolas da rede municipal de ensino e que, embora haja uma boa interação da Secretaria Municipal de Educação com os parlamentares, a resolução dos problemas não acompanha o fluxo dos diálogos.
Inicialmente, o vereador citou a UEB Neiva Moreira, no Bequimão, que além de precisar de melhorias na estrutura das salas de aula, está com a quadra de esportes sem cobertura, que desmoronou recentemente, impossibilitando o seu uso pelos alunos e colocando em risco a vida dos que circulam pelo local.
Exemplos mencionados também por Raimundo Penha durante o seu discurs foram as UEBs Neto Guterres, no Anil; Elpídio Hermes, no Angelim, e Mário Andreazza, no bairro da Liberdade.
A UEB Miguel Lins e o CIEP, no bairro da Alemanha, e as UEBs José Rosa e Chaves Fecury, no São Bernardo, foram outras unidades de ensino visitadas pelo vereador. “A nossa visita não é apenas para encontrar problemas, mas, sobretudo, para encontrar soluções”, pontuou Raimundo Penha, acrescentando que muitas dessas escolas passaram por melhorias recentemente e, às vezes, por não ouvirem a comunidade escolar ou o seu entorno, faz com que, em alguns casos, estas não estejam adequadas para atendê-los de maneira adequada.
No que diz respeito à Saúde, o parlamentar falou que, junto com o vereador licenciado e atual secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor (PCdoB), destinou recurso para um mutirão de cirurgias a pessoas ostomizadas, o que ainda não ocorreu. As emendas, segundo ele – R$ 150 mil de cada um, totalizando R$ 300 mil – poderiam já ter beneficiado mais de 150 mil pessoas, que hoje têm que conviver com uma bolsa de colostomia. “O problema não é só as que precisam conviver com a bolsa, mas também aquelas que sequer têm condições de comprá-las”, ressaltou.
Entre os pontos levantados pelo vereador ainda figurou uma emenda de sua autoria destinada à Via Sacra do Anjo da Guarda, maior espetáculo de teatro a céu aberto do Maranhão e que acontece há mais de 40 anos.
“Desde o ano de 2008 venho apoiando esta iniciativa e este ano estou apoiando novamente. Acontece na quinta e sexta-feira santas, sendo referência inclusive para o Brasil”, disse o parlamentar, pedindo aos demais vereadores que se juntem a ele para discutirem com a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) a sua incorporação ao calendário municipal e sua divulgação.