Penha também destacou agenda da Comissão de Orçamento, que preside.
Texto: Ascom
O vereador Raimundo Penha (PDT) tratou sobre saúde e educação do município, durante momento de fala na tribuna da Câmara Municipal de São Luís, em sessão desta terça-feira (19).
Tratou sobre a entrega de um mamógrafo para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), fruto de emenda de R$ 1 milhão, concedida por seis vereadores. Ele destacou o diferencial do equipamento, que é adaptado para mulheres com deficiência e ressaltou que o sistema de saúde municipal conta com apenas um destes, que serve no Hospital da Mulher, bairro Itaqui Bacanga.
“Com esse equipamento, a mulher terá mais uma opção de tratamento, além do Hospital da Mulher, e poderá, agora, ir na APAE. Agradeço aos meus sete colegas, de ideologias partidárias, de diferentes posicionamentos políticos, mas que se uniram por esta causa, a causa das mulheres e mulheres com deficiência. Uma união de extrema importância para a saúde das mulheres da capital e de todo o Maranhão”, frisou o vereador Raimundo Penha.
Penha falou sobre projeto de sua autoria, que garante a reversão de cirurgias de pessoas ostomizadas. Em conversa com o secretário municipal de Saúde (Semus), Joel Nunes, ele destacou a indicação de emendas, sua e do presidente da Câmara, vereador Paulo Victor (PSDB), no valor de R$ 150 mil, cada, para execução deste procedimento cirúrgico. “Essa cirurgia já poderia ser disponibilizada, mas, o município não estava realizando. Por isso, indicamos estas emendas, garantindo o recurso”, disse.
Os procedimentos serão realizados a partir do sistema de mutirão e a Semus já realizou cadastro e triagem de pacientes. Penha observou que, as pessoas que vivem com a bolsa de colostomia, não podem executar algumas atividades do cotidiano, referente ao trabalho, lazer e outros. As primeiras cirurgias para reversão estão marcadas para o próximo dia 23. “Me sinto alegre e feliz por essas pessoas, que poderão retomar suas rotinas de normalidade e mais ainda, quando vê-las indo à praia, shopping, voltar ao mercado de trabalho e ter de volta sua vida normal”, pontuou Raimundo Penha.
Ele também citou emendas que estão tramitando e, em sua avaliação, devem ser encaminhadas, com brevidade, pela casa legislativa.
Penha concluiu sua fala, lembrando que vem conduzindo seu mandato focando, também, na educação, visitando escolas, reunindo com gestores da área no município e somando com projetos pelo avanço da educação na capital. “Visitamos muitas escolas ao longo do nosso mandato e estamos sempre em contato com os gestores da educação do município, para que as demandas da população sejam atendidas”, disse.
Pontuou as unidades escolares na UEB José da Silva Rosa, no bairro São Bernardo, que precisa de intervenção na Sala de Recursos, voltada às crianças com deficiência; e o Anexo da UEB Mariana Pavão, no Anil. “Solicitei à secretária de Educação do município, que nos acompanhe em uma visita a estas unidades e que ela veja, que precisam ser feitas intervenções urgentes”, concluiu.
Votação da LDO
Na ocasião, Penha também destacou agenda parlamentar que vai cumprir esta semana, contemplando a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), citando reunião da comissão, que foi realizada na última semana. Ele solicitou que a votação seja incluída na pauta da Câmara desta semana. A LDO define onde devem ser aplicados os recursos públicos e determina todas as diretrizes orçamentárias para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), a ser votada no fim do ano.