Raimundo Penha homenageia os
180 anos do Liceu Maranhense
Nem mesmo as fortes chuvas e o apagão que atingiu o estado ontem foram capazes de tirar o brilho da sessão solene, realizada na Câmara Municipal de São Luís, que homenageou os 180 anos da Escola Liceu Maranhense, primeira unidade pública de ensino do estado e a segunda do Brasil.
A homenagem foi proposta pelo vereador Raimundo Penha (PDT), que sempre militou na defesa das causas estudantis; e contou com as presenças de alunos e representantes da direção da escola e do Grêmio Estudantil; além do escritor e jornalista, Benedito Buzar, presidente da Academia Maranhense de Letras; o secretário estadual Felipe Camarão (Educação); o vereador Genival Alves; o advogado Duarte Júnior; dentre outras.
Raimundo Penha destacou que a homenagem ao centenário Liceu Maranhense tratou-se de uma iniciativa mais do que justa, uma vez que a unidade de ensino ajudou a formar grandes personalidades da sociedade do nosso estado.
Para o vereador, a iniciativa também serviu para que fosse feita uma avaliação acerca da importância da escola pública para o desenvolvimento do Maranhão e para o Brasil.
Deurivan Sampaio, gestor geral do Liceu, agradeceu a homenagem proposta por Penha e pelo Parlamento de São Luís.
De acordo com ele, mesmo diante de todas as dificuldades, a unidade pública de ensino continua sendo referência no quesito educação de qualidade.
“O vereador Penha é oriundo de escola pública, sempre militou a favor das causas dos alunos e da melhoria do ensino. Só tenho a agradecer a sua gentileza em homenagear esta tão importante escola pública que é o Liceu Maranhense”, disse.
Avaliação semelhante fez o presidente do Grêmio Estudantil, Guilherme Soares.
Além de ressaltar a importância da homenagem, ele salientou o histórico de luta do parlamentar em prol da educação pública de qualidade.
Texto: Glaucio Ericeira