Objetivo do projeto é fortalecer a cultura ludovicense
Texto: Acsa Serafim
O vereador Raimundo Penha (PDT) propôs, por meio do Projeto de Lei 040/23, a criação do Roteiro Quilombo Cultural de São Luís, que será realizado no maior quilombo urbano da América Latina. O objetivo é fortalecer a cultura ludovicense, incluindo a região da Camboa, Diamante, Fé em Deus e Liberdade na oferta de produtos turísticos da capital.
Segundo a proposição, o Roteiro Quilombo Cultural deverá se constituir como uma importante ação afirmativa para valorizar os bairros que integram o maior quilombo urbano da América Latina.
“Em outras palavras, queremos estimular o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos locais, em cooperação com a iniciativa privada e a sociedade civil nesse território onde se encontram uma das maiores manifestações culturais do Estado, sendo detentora, inclusive, do título de Patrimônio Mundial da Humanidade, concedido em 1997 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e casas religiosas de matriz africana, que têm muitos adeptos em todo nosso grande Maranhão”, explicou Raimundo Penha.
De acordo com a proposta, deverão integrar a primeira edição do projeto o Mercado Municipal da Liberdade; o Terreiro Ylê Axé Obá Yzoo; o Bloco Tradicional Os Indomáveis Show; o Bumba Meu Boi da Floresta; Terreiro Ylê Axé Ogum Sogbô; Bloco Afro Abiyeyé Maylô; Tambor de Crioula Maracrioula; Bumba Meu Boi de Leonardo; Bar Novo Quilombo; e o Bloco Afro Netos de Nanã.