Parlamentar falou sobre a audiência pública da Semus para debater questões da saúde municipal na Câmara nesta quarta, 30.
Texto: Ascom
O vereador Raimundo Penha (PDT) pontuou sobre a implantação de linha de ônibus, que faz trajeto pela avenida IV Centenário, durante sua fala na tribuna da Câmara Municipal de São Luís, em sessão desta terça-feira (29). Ele frisou ser demanda antiga da população e que foi atendida pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
“Finalmente, a Prefeitura implantou esta linha em caráter experimental. Demorou dois anos para tirarem do papel. Considero que é um serviço muito importante para as comunidades da região da avenida IV Centenário, e áreas do entorno”, destacou o vereador Raimundo Penha. A linha de ônibus sai do bairro Alemanha, percorre toda a IV Centenário, perpassando pela Fé em Deus, Liberdade, Camboa e vai até o Terminal da Integração da Praia Grande, no Centro.
Penha enumerou serviço e comunidades que rodeiam a região – unidade de saúde, segurança, escolas e creche – ressaltando a necessidade do transporte público servir àquela área. O parlamentar citou caso de um idoso que perdia as consultas, pois, “transporte de aplicativo não tem gratuidade” e a pessoa não conseguia chegar à unidade de saúde. Lembrou ainda, a situação de famílias que precisavam fazer cadastros no Centro de Referência e Assistência Social (Cras), órgão que atende a diversos bairros, e não conseguiam pela falta de transporte público, entre outros casos.
“Com todo este aparato em serviços, cito a Policlínica, delegacia de Polícia, o Cras, escola e creche, pasmem, não havia linha de ônibus passando naquela região. Portanto, essa linha de coletivo era uma necessidade para a população ter mais condições de deslocamento e qualidade de vida. Quero agradecer à SMTT, após tratativas com o terceiro secretário municipal de Transporte, conseguimos essa realização. Agora, vamos lutar pela instalação da parada de ônibus, que ainda não há”, reiterou o vereador.
A agenda do vereador prevê reunião, na tarde desta terça, a partir das 16h, com representante da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), para tratar de segurança na região. “É uma luta que não termina e chamamos a todos que quiserem se juntar a nós, que possam somar para alcançarmos o que a população precisa”, disse Penha.
Ainda na tribuna, ele ressaltou projeto de sua autoria, que foi promulgado na Câmara, criando um banco de órtese e prótese em São Luís. A Prefeitura de São Luís conta com uma coordenação que trata do fornecimento de itens a pessoas com deficiência, passando pela dieta enteral e itens como cadeira de rodas e muletas. “Nossa proposta é que, a Prefeitura receba doações de particulares, higieniza, faz manutenção e doa a quem precisa e que está em fila, esperando por um equipamento para se locomover”, explicou.
O vereador acrescentou que o projeto não requer aquisição de prédio específico. “Uma sala em qualquer secretaria pode servir para esse serviço. E a pessoa que tiver recebido uma doação e não mais necessitar, pode devolver à Prefeitura para que outras pessoas utilizem. É uma ideia simples, mas que, se tirada do papel, pode ajudar a muitas pessoas. Reforço que a bandeira da pessoa com deficiência é um dos nossos propósitos e temos mais projetos para este segmento”, destacou.
Penha concluiu lembrando agenda da casa legislativa, na quarta-feira (30), que terá presença do titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Joel Nunes, para debater questões da saúde municipal. “Uma boa oportunidade para entendermos os avanços e as dificuldades da cidade, neste setor”, destacou.