Um total de 20 pacientes estão cadastrados no mutirão, que vai realizar os procedimentos cirúrgicos até janeiro do próximo ano.
Texto: Ascom
O vereador Raimundo Penha (PDT) participou de encontro com pacientes ostomizados, que foram beneficiados com a cirurgia de reversão. O procedimento cirúrgico é fruto de emendas destinadas por Penha e pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor (PSDB). O ostomomizado convive com a bolsa de ostomia, instalada em abertura artificial no corpo, por onde são eliminadas fezes e urina. Com a cirurgia, essa bolsa é retirada e a pessoa volta a ter as condições fisiológicas normais. Um total de 20 pacientes estão cadastrados no mutirão, que vai realizar os procedimentos cirúrgicos até janeiro do próximo ano.
“Eu só tinha conhecimento dos relatos dos casos e nessa visita, pude ver, nos olhos de cada um, a alegria pelos resultados dessa importante ação que proporcionamos, em ação conjunta com o presidente Paulo Victor. São pessoas que, antes, não podiam trabalhar, se divertir e agora, podem ter uma vida normal. O mutirão de cirurgias de reversão para ostomizados está, de fato, mudando a vida destes pacientes e me sinto muito satisfeito por ser parte desta história”, pontuou o vereador Raimundo Penha.
O objetivo da medida, é proporcionar uma nova chance para essas pessoas a retomarem suas atividades cotidianas sem limitações. Participam do mutirão, pessoas com ostomia temporária, que estavam em fila de espera e em boas condições clínicas para se submeter ao procedimento (sem doenças de base, com exames exigidos concluídos, que não bebem e não fumam). A cirurgia dura cerca de três horas e o paciente fica até oito dias na unidade hospitalar, para recuperação.
Um dos beneficiados pelo projeto, Ivan de Jesus Brito, destacou a alegria pela cirurgia que realizou, graças ao mutirão. Ele conta que passava por muitas dificuldades, utilizando a bolsa de ostomia, e que, por várias vezes, ela estourava em público. “Eu ficava com muita vergonha e constrangido, pois, tem muita discriminação com quem utiliza essa bolsa e ela limita muitas coisas. Há muitas atividades que são difíceis de a gente realizar. Agora, eu vou ter uma nova vida, muito melhor”, afirmou.
O médico coloproctologista, Bruno Pereira, que realizou os procedimentos nos pacientes, destaca que, com a cirurgia, a pessoa consegue ter de volta seu convívio à sociedade, retomando as condições fisiológicas. “Nossa equipe ficou muito feliz com este mutirão e, mais ainda, com os resultados das cirurgias, ao confirmar a satisfação das pessoas e saber que, a partir de agora, terão um dia a dia normal”, explica.
A cirurgia é complexa, pois há possibilidade de intercorrências e ser necessário o retorno ao uso da bolsa. Em São Luís, há cerca de 160 pessoas na espera por este procedimento, contudo, nem todas são aptas, clinicamente. Os 20 selecionados na ação do vereador Penha, reuniram todas as condições para se submeter ao processo com o mínimo de risco.
Penha reforça a satisfação pelo êxito destes procedimentos. “Olhar no olho de quem é beneficiado por uma ação nossa, torna cada entrega ainda mais especial. É gratificante saber que o nosso trabalho está transformando vidas e garantindo dignidade a tantas pessoas. Agradeço a equipe médica que tem feito parte dessa grande iniciativa e que ela chegue logo a todos que precisam”, ressalta o vereador.
Pela ação de Penha e Paulo Victor, foram destinadas emendas no valor de 300 mil reais, sendo 150 mil de cada, para realização deste primeiro Mutirão de Cirurgias de Reversão para Ostomizados.