A temática está presente em um projeto de lei que visa instituir a Semana no Lixo Zero na capital maranhense
A Câmara de São Luís aprovou, na sessão ordinária do dia 21, o Projeto de Lei 172/21, de autoria do vereador Octávio Soeiro (Podemos), que visa instituir no calendário oficial do município de São Luís a Semana do Lixo Zero. A proposição prevê que a atividade seja realizada na última semana do mês de outubro de cada ano.
Durante esse período, serão realizados fóruns, palestras, seminários e eventos em geral sobre a temática da redução do lixo e do consumo consciente, com ações coletivas de limpeza em espaços públicos do município.
Educação Ambiental – Octávio Soeiro (Podemos) informou que a comemoração serve como um instrumento de política pública socioambiental e de educação ambiental, proporcionando ambientes para discussão e sensibilização sobre a temática dos resíduos sólidos no município, envolvendo a sociedade civil organizada, poder público, iniciativa privada e população em geral.
O primeiro secretário acrescentou ainda que a redução na produção de lixo deve ser debatida com mais frequência, já que é algo que impacta diretamente o meio ambiente e a vida das pessoas.
“O município de São Luís carece de novas e incisivas iniciativas e abordagens com seus resíduos, visto o aumento da população, do consumo e a dificuldade ainda de se coletivizar aparelhos voltados para essa temática. Esse assunto precisa de novas perspectivas e a comunicação com a população em relação a esse tema precisa melhorar”, disse.