O maranhense foi reconhecido por seus 31 anos de atuação no judiciário brasileiro
Texto: Marine Palhano
Nesta quinta-feira (10), a Câmara de São Luís realizou uma sessão solene em homenagem ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o maranhense Reynaldo Soares da Fonseca.
O evento foi proposto pelo vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSC) com o objetivo de reconhecer a trajetória do ministro, que completou, recentemente, oito anos como membro do STJ e 31 anos de exercício no Poder Judiciário.
O vereador Dr. Gutemberg presidiu a sessão. No ato, compuseram a mesa o vereador Álvaro Pires (sem partido); o procurador-geral do município de São Luís Bruno Duailibe, representando o prefeito Eduardo Braide (PSD); o desembargador Ricardo Tadeu Duailibe, presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA); o desembargador Carvalho Neto, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região do Maranhão (TRT 16); o professor doutor Alberto José Tavares Vieira da Silva, desembargador federal; o doutor Rubem Lima de Paula Filho, juiz Federal e diretor do Fórum da Sessão Judiciária do Maranhão.
Dr. Gutemberg Araújo iniciou seu discurso apresentando um resumo da história e trajetória jurídica do ministro Reynaldo Soares da Fonseca e prosseguiu com algumas considerações.
“Diante desse breve histórico, podemos ter uma noção da magnitude de Reynaldo Soares da Fonseca. Se tivesse que escolher algumas palavras para caracterizá-lo, escolheria simplicidade, fraternidade, solidariedade e fortes laços com suas raízes. Salta aos olhos um homem com uma trajetória tão rica e que chegou ao mais alto degrau da magistratura, guardar princípios de amor à sua terra e à sua gente. Homem de fé, temente a Deus, magistrado a serviço da causa da justiça, que luta pela construção de uma sociedade fraterna. Um ser humano amoroso, coerente e leal aos seus princípios de vida”, destacou o vereador.
Reynaldo Soares da Fonseca proferiu, então, seu discurso de agradecimento: “Sigo minha jornada com o coração repleto de gratidão à Câmara, à cidade de São Luís e ao amado estado do Maranhão pelo elogio, incentivo e palavras de acolhimento e reconhecimento público. Aproveito para reafirmar meu compromisso de contribuir para o fortalecimento do sistema de justiça e de garantir justiça efetiva e inclusiva”, disse.
Na ocasião, o ministro recebeu uma placa de Moção de Aplausos e Congratulações, em comemoração pelos seus 31 anos de magistratura, completados em 12 de junho deste ano.