Terão direito ao certificado as pessoas com cadastro no Hemomar e que realizarem três doações no período de 12 meses
Texto: Leandro Ferreira
Está em análise nas comissões de Justiça e Saúde da Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 013/23, do vereador Ribeiro Neto (Mais Brasil), que propõe a criação do Certificado de Doador Fidelizado como uma forma de incentivo à doação de sangue em São Luís.
O parlamentar explicou que terão direito ao Certificado de Doador Fidelizado (CDF) as pessoas que realizarem três doações no período de 12 meses e que estejam devidamente cadastradas no HEMOMAR (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão).
As empresas que incentivarem a doação por meio de seus funcionários poderão se inscrever no Programa Nacional Selo Empresa Solidária com a Vida, instituído pela Lei Federal nº 13.289, de 20 de maio de 2016, e terão a prerrogativa de utilizar o selo em suas peças publicitárias.
Conforme a proposta, além dos benefícios já garantidos aos doadores de sangue, como a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos, o Doador Fidelizado poderá receber descontos em eventos culturais, com base na Lei Rouanet.
“Como se sabe, sangue é vida, e em tempos difíceis os quais estamos enfrentando, se torna necessário o incentivo a doação de sangue. Pois, com a doação de uma bolsa de sangue, pode-se salvar várias vidas, e projetos como este, que estimulam a doação, tem como única e exclusiva finalidade salvar vidas”, concluiu.