Os profissionais deverão orientar pais sobre o tratamento e acompanhamento de crianças e adolescentes autistas
Texto: Leandro Ferreira
Com o objetivo de melhorar o atendimento e a assistência médica para as pessoas com autismo, o vereador Ribeiro Neto (PSB) propôs, por meio do Projeto de Lei nº 115/24, a criação de uma Equipe Multidisciplinar de Prognóstico, Diagnóstico e Tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal de Saúde de São Luís.
A equipe, que deverá ser composta por neurologista, psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e assistente social, ficará responsável por emitir laudo e se reunir com os pais da criança ou adolescente autista para dar orientação de como deverá prosseguir com o tratamento e acompanhamento.
O parlamentar ressaltou que a proposta apresentada visa implantar ações concretas nas Unidades Básicas de Saúde para que o tratamento seja iniciado o mais breve possível, principalmente com relação às crianças, para que elas possam ter uma vida adulta com maiores perspectivas e qualidade de vida.
“Quanto mais cedo for feito o diagnóstico e tratamento, melhores serão os índices de desenvolvimento e evolução do quadro de TEA, com tendência a resultados mais satisfatórios. Para identificar e traçar um diagnóstico de TEA faz-se necessário uma equipe multidisciplinar que possa avaliar, traçar o diagnóstico, emitir laudo e tratar as pessoas com TEA.
Tramitação – A proposição foi apreciada em plenário e encaminhada para a Comissão de Justiça, Saúde e Orçamento da Casa Legislativa na sessão ordinária do dia 11 de junho.