O programa prevê a realização de palestras educativas nas escolas municipais, sobre prevenção de acidentes
Tramita na Câmara Municipal de São Luís o Projeto de Lei 64/21, de autoria do vereador Ribeiro Neto (PMN), que propõe a criação do Programa Crianças Seguras.
Entre os objetivos do programa está a disseminação de informações sobre a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros; prevenção de acidentes e educação e a conscientização de medidas de segurança nas escolas da rede municipal da capital maranhense.
Com o Programa Crianças Seguras serão ministradas, nas escolas de educação infantil e fundamental, palestras educativas sobre prevenção de acidentes de diversas naturezas. As palestras contemplarão temas que vão desde primeiros socorros até prevenção e orientação em caso de acidentes de trânsito, domésticos e até de catástrofes naturais.
“Nós entendemos que este é um projeto de lei necessário, pois visa promover o conhecimento e a prevenção de acidentes relacionados à vida cotidiana, como por exemplo: acidentes com animais peçonhentos, primeiros socorros, enchentes, incêndio e acidentes de trânsito”, avaliou o vereador Ribeiro Neto.
Prevenir para salvar
O vereador recorda relatos de pessoas que sofreram o atentado ao World Trade Center (2001), que afirmam ter conseguido escapar com vida graças às instruções do Corpo de Bombeiros, por meio dos treinos de segurança.
“O intuito do projeto é dar a devida orientação para as nossas crianças e adolescentes, de forma didática, através dos profissionais capacitados, visando à diminuição dos riscos de acidente, bem como preparando-os para possíveis cenários que possam ocorrer no seu dia-a-dia, e também capacitando-os para agir em circunstâncias de perigo”, concluiu Ribeiro Neto.
A realização das palestras, segundo o PL 64/21, será viabilizada por meio de convênio entre a Secretaria Municipal de Educação – Semed e a Secretaria de Segurança Pública do Estado – SSP/MA, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, a fim de consolidar o referido programa.
Diretrizes
O Programa Criança Segura possui como diretrizes:
I- Imprimir o conhecimento, a orientação e prevenção de acidentes domésticos e outros correlatos ao cotidiano;
II- Promover a conscientização das crianças e adolescente na formação de cidadãos conscientes e,
III- Fomentar a socialização entre os alunos, divulgação de valores morais como a solidariedade, responsabilidade, respeito e amizade.