Proposta do vereador tramita nas comissões de Justiça, Saúde e Orçamento
Um projeto de lei do vereador Ribeiro Neto (Mais Brasil) propõe a criação de campanha permanente de conscientização sobre o câncer infantil. Encaminhado para as comissões de Justiça, Saúde e Orçamento durante a sessão do dia 21 de março, o PL n.º 278/22 visa conscientizar a população sobre os sintomas mais comuns da doença nessa faixa etária para um diagnóstico mais rápido.
A ideia, segundo o autor da proposta, é promover uma ampla divulgação em todos os meios de comunicação e, principalmente, em hospitais e demais estabelecimentos de saúde públicos e privados do município. “O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura”, justificou o vereador.
De acordo com informações do Hospital A.C. Camargo, referência no tratamento do câncer no país, a doença em crianças possui características próprias e bem diferentes em relação ao câncer em adultos.
Conforme a unidade de saúde, as células que sofrem a mutação no material genético não amadurecem como deveriam e permanecem com as características semelhantes da célula embrionária, multiplicando-se de forma rápida e desordenada. Por isso, a proliferação do tumor é mais rápida em crianças. Por outro lado, nesses casos, o tratamento costuma oferecer melhor resposta, com chances de cura de 80%.